sábado, 6 de outubro de 2018

Taça do Governador de Pabrade, Lituânia

Vários dos participantes nas atividades em Pabrade.
Fotos: FB Pabradės sportinio ėjimo klubas
Montagem: O Marchador

Pela segunda vez a cidade lituana de Pabrade, com apenas 5000 habitantes e localizada a 50 km do capital, recebeu no passado dia 28 de setembro (6.ª feira) a Taça do Governador, uma festa da marcha da iniciativa do clube de marcha local, que contou com o apoio de junta de freguesia local e das escolas, e que juntou mais de 111 crianças nas atividades organizadas na pista municipal.

Pabrade, que orgulhosamente pode ser chamada de «cidade da marcha», viu já nascerem 3 marchadores olímpicos e vários internacionais pelas mãos do treinador Viktoras Meskauskas, também ele olímpico, em Barcelona 1992, e recordista nacional.

As crianças competiram sobre duas distâncias, sem registo dos tempos mas com classificações, os mais novos, do 2.º ao 4.º ano da escola (8-10 anos de idade) marcharam sobre 600 metros, e os mais velhos, do 5.º e 6.º anos (11-13 anos de idade) sobre 1000 metros. Também houve provas de estafeta 4x300 metros.

Para além de se proporcionar à população um maior conhecimento desta disciplina específica que é a marcha atlética, a iniciativa serviu, tal como no ano passado, para a captação de talentos.

De registar a presença de atletas internacionais, nomeadamente as irmãs Monica e Zivile Vaciukeviciute e Arturas Mastianica. Zivile e Arturas, olímpicos no Rio 2016, participaram nos recentes Europeus de Atletismo de Berlim, ela a ser 5.ª classificada nos 20 km e ele a obter o 14.º lugar nos 50 km.

No final, houve lugar à premiação, com bonitas taças e lembranças oferecidas pela Junta de Freguesia de Pabrade, numa iniciativa do seu presidente E. Voroshinskiy.

Colaboração: Kristina Saltanovic