sexta-feira, 19 de outubro de 2018

Campeonatos da Ucrânia de 50 km em Ivano-Frankivsk, este sábado

Fotos: Comité Organizador Local. Montagem: O Marchador

A 22.ª edição internacional dos Campeonatos da Ucrânia vai ter lugar este fim-de-semana (20 e 21/10) com a tradicional competição de 50 km marcha num dos mais destacados pólos da marcha atlética no país, a linda cidade de Ivano-Frankivsk, e num circuito de excelência. Esta mesma cidade já se candidatou e chegou mesmo a ser escolhida para ser a sede da Taça da Europa de Marcha, em 2015, mas a situação de grande instabilidade política que então se viveu no país, obrigou a que a Associação Europeia de Atletismo tivesse de escolher outra cidade – Múrcia.

No primeiro dia de competições (sábado) o principal motivo de interesse estará reservado para a prova-rainha do evento, os 50 km marcha, aberto a ambos os sexos, com 15 atletas masculinos e 4 femininos, onde se antevê a obtenção de boas marcas. Compreensivelmente não tomará parte o campeão europeu de Berlim na distância, Maryan Zakalnytskyy, e também é sabido que nas senhoras a sua melhor representante, Alina Tsvily, quinta na lista mundial e segunda classificada nos europeus, não estará presente por se encontrar suspensa em processo que decorre de doping. Disputar-se-ão ainda provas para os mais jovens.

No segundo dia (domingo), será a vez dos 20 km masculinos (8 atletas) e femininos (14), e ainda provas para veteranos.

A competição, que contará também com a participação de atletas da Bielorrússia, Grécia, Sérvia, Moldávia e Portugal (Hélder Santos, 50 km), estará enquadrada na lista de provas oficiais com vista ao apuramento para os Mundiais de Atletismo do próximo ano, tendo sido certificada por um medidor internacional. Outras das condições previamente estabelecidas para a homologação das marcas será a atuação de, pelo menos, três juízes internacionais de marcha. Nesta medida, vão atuar no evento a grega Zoe Gini, o checo Miloslav Lapka e o alemão Jens Grünberg.