quinta-feira, 11 de outubro de 2018

Alina Tsviliy, prata nos 50 km marcha de Berlim, suspensa por doping

Alina Tsviliy a terminar os 50 km nos Europeus de Berlim.
Foto: EPA / UPG

A marchadora ucraniana Alina Tsviliy (Halchenko), que nos recentes Campeonatos da Europa de Berlim obteve a medalha de prata nos 50 km, prova pela primeira vez integrada no programa do evento e ganha pela portuguesa Inês Henriques, foi suspensa preventivamente por controlo positivo (trimetazidina), conforme ontem (10/10) anunciado pela Unidade de Integridade do Atletismo (AIU).

Tsviliy, de 24 anos de idade, estreou-se nos 50 km em Maio deste ano quando do Campeonato do Mundo de Seleções de Marcha, em Taicang, obtendo 4.28.49, marca que viria a melhorar significativamente em Berlim, em 16 minutos e 5 segundos, com 4.12.44, um novo recorde nacional da Ucrânia.

A confirmar-se a suspensão, em período a determinar, esta poderá vir a produzir efeitos no resultado da prova de Berlim, com a eventual desclassificação de Alina Tsviliy. A ser assim, a espanhola Julia Takács  ascenderia à segunda posição, e outra ucraniana, Khrystyna Yudkina, entraria para a terceira posição.

Uma infeliz notícia numa ocasião em que se procura restaurar a credibilidade do atletismo e em particular da marcha atlética, onde se ambiciona a integração dos 50 km femininos nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020.