quarta-feira, 24 de outubro de 2018

Antonio La Torre, novo Diretor Técnico da FIDAL

Antonio La Torre. Foto: FIDAL

A propósito dos Campeonatos Italianos de Marcha, disputados no passado domingo em Reggio Emilia, cumpre-nos sublinhar a presença no evento, e o olhar atento, do novo Diretor Técnico da Federação Italiana de Atletismo (FIDAL), Antonio La Torre, um grande amigo nosso a quem muito se agradece pelo importante contributo à disciplina da marcha atlética em Portugal.

A sua presença entre nós nos anos de 2002 e 2003 na coordenação de ações técnicas por iniciativa do então Setor de Marcha da Federação Portuguesa de Atletismo, marcou uma nova e decisiva etapa no desenvolvimento da disciplina em Portugal, reconhecendo-se a excelência das suas intervenções quer no plano teórico quer no prático.

Reconhecido professor universitário (exerceu a docência na Universidade de Milão), já antes havia desempenhado funções na estrutura técnica da FIDAL e ainda foi consultor no Centro de Preparação do Comité Olímpico Italiano (CONI). Como treinador de marcha, e de entre vários atletas que orientou tecnicamente, destaca-se Ivano Brugnetti que alcançou os títulos mundial e olímpico nos 50 km, em Sevilha-1999 e Atenas-2004.

A sua nomeação em final de Setembro passado pelo Conselho Federal da FIDAL para o mais alto cargo da estrutura técnica do atletismo italiano, acumulando ainda funções como responsável da marcha, meio-fundo longo e maratona, visa os anos de 2019 e 2020, ou, mais concretamente, 20 curtos meses para afrontar o grande objetivo, os Jogos Olímpicos de Tóquio.

O blogue “O Marchador” deseja a Antonio as maiores felicidades e sucessos no desempenho das suas novas tarefas.