sábado, 27 de outubro de 2018

Campeonatos do Japão de 50 km marcha, este domingo. Mulheres em estreia.

O cartaz do evento no próximo domingo em Takahata, Japão.

Takahata, cidade localizada a cerca de 500 quilómetros ao norte do Japão, vai receber no dia de amanhã (domingo) mais uma edição, a 57.ª, dos campeonatos japoneses de 50 km marcha, numa organização da Federação de Atletismo do Japão e da Câmara Municipal de Yamagata, uma parceria que dura há vários anos e que usualmente tem lugar no último fim-de-semana do mês de outubro.

A prova será disputada num circuito delineado nas principais artérias da cidade, com um perímetro de um quilómetro e certificado por um medidor japonês do painel internacional da IAAF/AIMS. Terá início pelas 8 horas locais, havendo a assinalar a particularidade de ser a primeira vez que serão realizados campeonatos da distância no setor feminino, sendo certo que a 15 de abril deste ano, em Wajima, as senhoras estrearam-se na prova, tendo então a vitória sorrido a Serena Sonoda, com o tempo de 4:31:52, a japonesa melhor colocada no ranking mundial do ano, na posição 27, e que é uma das participantes.

No setor masculino, os nipónicos que têm brilhado nas competições internacionais da distância ao mais alto nível, apresentam-se à partida com 44 competidores, enquanto na prova feminina, agendada para a mesma hora, estão inscritas 7 concorrentes. Do programa-horário constará ainda a prova dos 20 km masculinos (113 inscritos!) e os 20 km femininos (28 atletas), e ainda provas de 5 e 10 km para juvenis e juniores (ambos os sexos) e para os escalões etários mais jovens (3 km).

Sendo a prova uma das que constam na lista de competições certificadas pela Federação Internacional de Atletismo (IAAF) para o acesso aos mundiais de atletismo, no próximo ano em Doha, a Federação Japonesa de Atletismo (JAAF) convidou expressamente para o efeito os seguintes juízes internacionais de marcha: Jean-Pierre Dahm (França), Steve Taylor (Grã-Bretanha), José Dias (Portugal), Khoo Chong-Beng (Malásia) e Man Chun Yeung (Hong-Kong), que atuarão nas provas a par dos seus colegas nipónicos, Akira Fujisaki (membro do painel asiático), Tomoya Ishii, Iamada e T. Sato (chefe).

A lista de inscritos pode ser consultada aqui.