quinta-feira, 27 de agosto de 2015

Vyacheslav Krasnov, 1950-2015

Vyacheslav Krasnov.
Foto: Время Чувашии
Antigo membro do Comité de Marcha da Associação Internacional de Federações de Atletismo (AIFA), morreu esta segunda-feira, aos 64 anos, Vyacheslav Krasnov, na sequência de prolongada luta contra doença grave. Vyacheslav Maksimovich Krasnov foi nomeado em 1990 para a presidência do Comité Estatal de Educação Física e Desporto da então chamada República Socialista Soviética Autónoma da Chuváchia. Quatro anos depois, essa entidade evoluiria para Ministério da Educação Física e Desporto, sempre sob a liderança de Krasnov, que se manteve no cargo de ministro até Outubro de 2006.

Naquela década final do século XX, subsequente ao desmembramento da União Soviética, Vyacheslav Krasnov conseguiu dar resposta aos grandes desafios que a Chuváchia enfrentava também no domínio do desporto, conseguindo evitar o fecho de qualquer escola desportiva da república. Logo em 1992 surgiriam os primeiros grandes resultados desportivos da nova Chuváchia, quando, nos Jogos Olímpicos de Barcelona, Valentina Egorova triunfou na maratona e Elena Nikolaeva conquistou a medalha de bronze dos 10 km marcha.

Vyacheslav Krasnov foi igualmente presidente do Comité de Marcha da Federação Russa de Atletismo, tendo em 1999 sido o primeiro russo nomeado para o Comité de Marcha da AIFA, sendo reeleito em 2003 e 2007 para os habituais mandatos quadrienais.

Foi graças à capacidade organizativa revelada pelas equipas lideradas por Krasnov que a capital da Chuváchia, Cheboksary, foi eleita para acolher as taças da Europa e do mundo de marcha, respectivamente em 2003 e 2008. Eventos, de resto, levados a efeito com retumbante sucesso, registando grande quantidade de assistência tanto nas cerimónias de abertura como durante as provas.

Nos últimos anos foi ainda membro da Comissão Executiva do Comité Paralímpico da Rússia, mas foi à marcha que dedicou toda a vida profissional, empenhando-se por essa via no desenvolvimento de uma modalidade desportiva pela qual ganhara apreço ainda criança.

Veja a notícia divulgada pela televisão da República da Chuváchia sobre o falecimento de Krasnov, aqui.