quarta-feira, 19 de agosto de 2015

A homenagem a Joaquim Leitão, na Sertã

Joaquim Leitão entre os seus, na Sertã.
Fotos: fb Grupo Desportivo São Domingos e PRÓ ARTE
Montagem: O Marchador
Joaquim Leitão, presidente do Grupo Desportivo de S. Domingos, ele próprio praticante de atletismo e em particular da marcha atlética, foi alvo de uma homenagem surpresa e muito sentida da parte dos seus familiares, amigos e colegas da colectividade, por ocasião da comemoração na Sertã, no passado dia 2 de Agosto, do 20.º aniversário do clube.

Leitão, de 59 anos de idade, casado com Maria do Céu e pai de Marta e Vânia, que promove e organiza, com a sua equipa de trabalho do GDSD, diversos eventos, entre os quais a muito prestigiada e participada Légua de Marcha Atlética de Santo António dos Cavaleiros, já com 11 edições realizadas em finais de Outubro no Parque da Cidade em Loures, e distinguindo figuras da disciplina no nosso país, foi, desta vez, ele próprio o homenageado.

Como marchador Joaquim Leitão, veterano M55 (em Fevereiro do próximo ano passa a M60) tem, pelas nossas contas, 111 provas realizadas em vários pontos do país desde Abril de 2000, somando 11 primeiros lugares, 17 segundos e 24 terceiros. Por várias vezes subiu a pódios em campeonatos nacionais, em particular no corrente ano de 2015 em que foi, na sua faixa etária, 1.º na estrada, 2.º na pista coberta e 3.º na pista ao ar livre.

O aniversário do clube assinalado na Sertã, onde tem sede na Serra de S. Domingos para além de uma delegação em Santo António dos Cavaleiros (Loures), reuniu dezenas de pessoas, antigos e actuais dirigentes, atletas, amigos e representantes de entidades oficiais convidadas, tendo sido anunciado na ocasião que a colectividade disporá, a partir de Setembro próximo, de um novo espaço na antiga escola primária na terra de origem.

Bem haja, Joaquim Leitão!