quinta-feira, 6 de agosto de 2015

Comité de Marcha da AIFA: candidatos apresentam-se em Pequim

Maurizio Damilano vai ser eleito para terceiro mandato como
presidente do Comité de Marcha da AIFA. Foto La Stampa
Durante o 50.º Congresso da AIFA, que decorrerá entre os dias 18 e 20 de Agosto, em Pequim, a anteceder a realização dos Campeonatos Mundiais de Atletismo, será posta à votação a constituição dos diversos comités da AIFA e do próprio Conselho Executivo, para um novo período de 4 anos.

Para a presidência do Conselho, Lamine Diack, que está a terminar o seu mandato, iniciado em 1999, não se recandidatará. Sebastian Coe (Grã-Bretanha) e Sergey Bubka (Ucrânia), dois grandes atletas no passado, disputam a liderança, algo que há muitos anos não se verificava, e bem se notou em Cali, nos mundiais de juvenis, a campanha que ambos protagonizaram.

O Comité de Marcha da AIFA será constituído por onze elementos, sendo obrigatória a inclusão de, pelo menos, dois elementos do sexo feminino. Cada candidato deverá ser apresentado pela respetiva federação e, desta vez, a FPA entendeu não apresentar o candidato português Luís Dias.

O italiano Maurizio Damilano é o atual presidente e apresta-se para assumir o seu terceiro mandato. É o único candidato ao cargo. O campeão olímpico dos 20 km marcha dos Jogos de 1980 (Moscovo) sucedeu em 2007 ao norte-americano Robert Bowman.

Serão cinco as candidatas mulheres: Anne Fröberg (Finlândia), Jane Saville* (Austrália), Maryanne Daniel (EUA), Sarifa Fagilde (Moçambique) e Silvia Hanusova (Eslováquia). A finlandesa e a americana integram o painel de juízes de marcha da IAAF, a eslovaca pertence ao painel europeu, a australiana, que foi medalha de bronze nos 20 km dos Jogos Olímpicos de 2004, recandidata-se (a finlandesa Sari Essayah não se apresentou), e a moçambicana, conselheira da federação do seu país e que exerceu a presidência até 2013, de certo modo desconhecida nos meios da especialidade, é a “outsider” entre as candidatas.

Os candidatos masculinos serão 16 (a eleger 8), e quase metade (7) são provenientes de países do continente europeu. Todos os membros do anterior painel, com exceção da referida Sari Essayah, recandidatam-se. Vejamos então quem são eles, quase todos conhecidos no meio da marcha atlética:

Europa (7) – Jean-Pierre Dahm (França), Luis Saladie* (Espanha), Maris Peterson* (Rússia), Mustafa Akyavas (Turquia), Peter Marlow* (Grã-Bretanha), Robert Korzeniowski* (Polónia) e Rolf Mueller (Alemanha);

Ásia (4) – Hamad Abdullah Alhiniw (Arábia Saudita); Fumio Imamura* (Japão),  Sayar Alanezi (Kuwait) e Shande Yang* (China);

América (3) – Cándido Velez (Porto Rico), Miguel Ángel Rodríguez* (México) e Tim Berrett (Canadá);

África (2) – Khaled Amara* (Tunísia) e Joseph Ochieng (Quénia).

(*) – membros do atual Comité.