quarta-feira, 19 de agosto de 2015

Sebastian Coe é eleito novo presidente da IAAF

Sebastian Coe, presidente da IAAF.
Fotos: Getty Images/IAAF. Montagem: O Marchador
O britânico Sebastian Coe venceu hoje as eleições para a presidência da Associação Internacional de federações de Atletismo, que decorreram em Pequim, conquistando 115 dos 207 votos, correspondentes às federações filiadas naquele organismo internacional. Coe, campeão olímpico dos 1.500 metros em duas ocasiões, feitos conseguidos nos Jogos Olímpicos de Moscovo, em 1980, e nos de Los Angeles, em 1984, foi o principal responsável pela organização dos Jogos Olímpicos de Londres, em 2012, considerada unanimemente um grande sucesso. O outro candidato ao cargo, o ucraniano Sergey Bubka, também campeão olímpico (salto com vara), em Seul, 1988, recolheu 92 votos.

Para o Comité de Marcha, o italiano Maurizio Damilano, outro campeão olímpico, nos 20 km marcha (Moscovo, 1980), foi reconduzido na presidência, acompanhando-o na sua equipa de trabalho praticamente todos os elementos que já pertenciam ao anterior Comité. No actual há duas novidades: a entrada da norte-americana Maryanne Daniel, substituindo a finlandesa Sari Essayah, que não se recandidatou, e do francês Jean-Pierre Dahm, ficando de fora o russo Maris Peterson.

Os outros oito elementos do Comité são: Luis Saladie (Espanha), Peter Marlow (Grã-Bretanha), Fumio Imamura (Japão), Robert Korzeniowski (Polónia), Jane Saville (Austrália), Shande Yang (China), Míguel Rodríguez (México) e Khaled Amara (Tunísia). Entretanto, o equatoriano Fausto Mendonza foi nomeado representante da América do Sul, área que não apresentou candidatos.

A destacar, finalmente, a eleição de dois portugueses para lugares da mais alta responsabilidade, Jorge Salcedo para a presidência do Comité Técnico, reconduzido ao cargo que ocupa há 16 anos, e é notável que aqui se saliente, e terá sido emocionante para o próprio, a forma como foi eleito, por aclamação de todos os congressistas, e Carlos Cardoso, presidente da Confederação do Desporto de Portugal, para a presidência do Comité do Corta-Mato.

A todos eles a equipa de “O Marchador” endereça as maiores felicitações com votos de sucessos!