sábado, 20 de maio de 2023

Podebrady recebe este domingo o Campeonato Europeu de Seleções de Marcha (2023)

Imagens: LOC ERWTCH Podebrady 2023. Montagem: O Marchador

Neste domingo, 21 de maio, Podebrady, na República Checa, será palco de mais uma edição do Campeonato Europeu de Seleções de Marcha, com a realização de 6 provas e para as quais se inscreveram 220 atletas (115 homens e 105 mulheres), em representação de 22 seleções europeias.

Nos 20 km masculinos, o sueco Perseus Karlström, medalha de prata no último Campeonato Europeu, tentará obter o seu terceiro título consecutivo. No entanto, as atenções concentram-se igualmente no italiano Francesco Fortunato, recente vencedor dos 10 km de Madrid, no seu compatriota Massimo Stano, campeão olímpico na distância, no espanhol Diego García e no francês Gabriel Bordier.

Nos 20 km femininos, a italiana Antonella Palmisano, depois de um ano marcado por lesões e cirurgias, vai tentar o seu terceiro título consecutivo na prova, tarefa nada fácil frente à dupla campeã europeia, a grega Antigoni Ntrismpioti, detentora da melhor marca na distância (1:28:12) entre as inscritas. A polaca Katarzyna Zdzieblo, medalhada nos últimos Mundiais e Europeus, a portuguesa Ana Cabecinha, que ressurgiu ao mais alto nível em Rio Maior, e a alemã Saskia Feige são outras das candidatas ao pódio.

Nos 35 km masculinos, o espanhol Álvaro Martín está em grande momento de forma, como se viu recentemente nos últimos Campeonatos Nacionais de Espanha, em fevereiro, ao conquistar a vitória com a segunda melhor marca espanhola de todos os tempos (2:28:16), a melhor de todos os inscritos em Podebrady.

Nos 35 km femininos, María Perez, após um ano marcado por desclassificações, apresenta-se como a grande favorita à vitória, ela que detém o recorde europeu na distância com a marca de 2:39:16.

No entanto, a competição em si mesma é de essencialmente de cariz coletivo com a Espanha a figurar como principal favorita na conquista de medalhas nas várias competições do programa, que incluem as provas de 10 km para os Sub-20, nos masculinos com o italiano Diego Giampaolo na posição de grande favorito à vitória, com um tempo de 41:47, e nos femininos a espanhola Aldara Meilán (46:41), a única das concorrentes com uma marca abaixo da casa dos 47 minutos.

A equipa dos juízes internacionais é chefiada pelo eslovaco Martín Skarba, e composta por outros 6 elementos: Sergio Solana (Espanha), Anne Fröberg (Finlândia), José Dias (Portugal), Jean Pierre-Dahm (França), Vesna Repic-Cujic (Sérvia) e Ian Richards (Grã-Bretanha). O antigo juiz internacional Miloslav Lapka é o coordenador da atividade dos juízes de marcha, enquanto o nosso bem conhecido Steve Taylor (Grã-Bretanha) será o Delegado Técnico do evento.

Resta ainda dizer que as provas terão transmissão em direto no canal de Youtube da European Athletics [aqui] com comentários em língua inglesa de um comentador especializado na área, a partir das 7:25 horas locais (em Portugal continental menos uma hora) e a avaliar pela transmissão da última edição, com várias câmaras no circuito, será certamente um sucesso.

Consulte as listagens finais de inscritos por prova, ordenadas por país [aqui] e pelas melhores marcas do ano [aqui].

Fonte: EA