sexta-feira, 26 de maio de 2023

Antália vai apurar equipas para estafeta de marcha de Paris

Montagem: O Marchador

Os Campeonatos do Mundo de Marcha por Seleções a realizar em Antália (Turquia), a 20 e 21 de abril de 2024, vão apurar 22 das 25 duplas que poderão participar na estafeta mista de maratona de marcha dos Jogos Olímpicos de Paris, no próximo ano. A decisão foi tomada pelo Conselho da World Athletics (WA) e divulgada esta segunda-feira, 22 de maio.

De acordo com a nota de imprensa da WA, esta estafeta vai substituir as provas de 35 km do programa do mundial de seleções de marcha, funcionando como antecâmara dos Jogos Olímpicos de Paris. Dos 25 conjuntos (2 atletas) admitidos para os Jogos Olímpicos, 22 poderão ser automaticamente apurados em Antália. Desses 22 pares, um máximo de cinco poderão corresponder a segundas equipas dos respetivos países. As restantes três equipas serão apuradas com base nas listas mundiais compostas durante o período de qualificação (31 de dezembro de 2022 a 30 de junho de 2024). Estas três equipas não poderão ser de países já com representação apurada em Antália.

Entretanto, o blogue O Marchador apurou que também os procedimentos de ajuizamento serão adaptados a esta circunstância nova de competição por equipas, visando permitir que todas as formações terminem a prova sem que tirem vantagem de qualquer desrespeito das regras da disciplina. Nesse sentido, não haverá desclassificações, sendo as equipas penalizadas com a adição de tempo à marca final em caso de acumulação de notas de desclassificação. Equipas com o total máximo (conjunto dos dois atletas) de duas notas de desclassificação não terão qualquer penalização. Havendo terceira nota de desclassificação emitida para a equipa, esta será penalizada com o acrescento de três minutos à marca final. Por cada nota de desclassificação para além da terceira será acrescentado um minuto de penalização.

Os juízes manterão a função de julgar o respeito das regras da marcha pelos atletas individualmente, enquanto o secretariado tratará de gerir as notas de desclassificação de cada equipa.

A distância da maratona (42.195 metros) será dividida pelos quatro percursos da seguinte forma:
1.º percurso (atleta masculino), 11.450 metros;
2.º percurso (atleta feminino), 10 mil metros;
3.º percurso (masculino), 10 mil metros;
4.º percurso (feminino), 10.745 metros.