Os atuais campeões do mundo (Eugene-2022), Toshikazu Yamanishi e Kimberly García. Fotos: Tokyo Updates e LOC Rio Maior. Montagem: O Marchador |
A cidade de Rio Maior vai ser este sábado (6 de maio) a capital mundial de marcha com a realização da 30ª edição do seu Grande Prémio Internacional, o mais importante evento anual da especialidade que tem lugar no nosso país, nascido quando Susana Feitor se sagrou campeã mundial Sub-20, fazendo parte do restrito grupo de provas incluídas na categoria GOLD da World Race Walking Tour, sob a égide da World Athletics.
Além das principais provas internacionais de Rio Maior, na distância de 20 km (18:00 horas a partida das senhoras, 18:12 horas a dos homens), que os atletas percorrerão num circuito de mil metros, serão realizadas também provas de 10 km destinadas ao escalão Sub-20 e outras promocionais destinadas a outros escalões etários.
Será, pois, uma nova oportunidade que se apresenta para os melhores especialistas (portugueses e estrangeiros), alcançarem os mínimos e marcas de qualificação para os rankings mundiais da disciplina com vista aos grandes eventos internacionais, já neste mês o Europeu de Seleções de Marcha (Podebrady, República Checa), em agosto o Mundial de Atletismo (Budapeste) e no próximo ano os Jogos Olímpicos de Paris.
Atletas de 19 nacionalidades, proveniente de 4 continentes (Europa, América, Ásia e África) marcarão presença com destaque, no setor feminino, para a atual campeã mundial dos 20 e 35 km marcha, a peruana Kimberly García, para a campeã olímpica de Londres 2012, a chinesa Shijie Qieyang, e ainda para a mais recente vencedora da prova Gold de Madrid, no domingo passado, a chinesa Jiayu Yang tendo em conta, naturalmente, as mais representativas especialistas portuguesas da atualidade, a campeã e recordista nacional da distância, Ana Cabecinha (1:27:46, nos Jogos Olímpicos de Pequim) e a atleta da casa, Inês Henriques, campeã mundial dos 50 km de Londres 2017.
No setor masculino, o naipe é, igualmente, de relevante expressão, logo à partida com a presença do japonês Toshikazu Yamanishi, medalha de ouro nos dois últimos Mundiais (Doha’2019 e Eugene’2022) e medalha de bronze nos últimos Jogos Olímpicos, precisamente na distância de 20 km, e em que uma das principais estações de televisão de Tóquio seguirá atentamente a sua prestação em Rio Maior. Outros de vários nomes credenciados no evento masculino serão o brasileiro Caio Bonfim, medalha de bronze nos Mundiais de Londres, o equatoriano Daniel Pintado, campeão pan-americano, e o português João Vieira, grande especialista nos 50 km e que agora se vira para os 20 km, ele que foi 5º classificado nos últimos Jogos Olímpicos, medalha de prata nos Mundiais de Doha’2019 e de bronze nos de Moscovo’2013 entre outras relevantissimas prestações em outros eventos internacionais de grande nível.
Para a competição de Rio Maior os juízes de marcha serão todos internacionais contando-se este ano com a atuação do português José Dias (juiz-chefe), do francês Jean-Pierre Dahm, do espanhol Luis Maroto, da italiana Mara Baleani, do alemão Kilian Wenzel, do português Vasco Guedes e da eslovaca Zuzana Costin, que acumulará as suas funções com as de Delegada Técnica da World Athletics. O responsável máximo pelo secretariado será o também juiz internacional português, José Ganso.
O evento, que terá transmissão live da prova nas redes sociais, é uma organização conjunta do Município de Rio Maior, da Desmor e do Clube de Natação de Rio Maior, com o apoio da Federação Portuguesa de Atletismo, da Associação de Atletismo de Santarém e de várias entidades e empresas do concelho de Rio Maior.
As listas de saída podem ser consultadas aqui.