sábado, 13 de maio de 2023

A merecida e justa homenagem da Câmara Municipal de Lisboa a José Henriques

O Presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Carlos Moedas, e José Henriques.
Fotos: fb de Carlos Moedas e Amândio Silva. Montagem: O Marchador

Homenageou-se (e bem) José Henriques. É, e será, um nome incontornável para o atletismo português e, muito especialmente, para a marcha atlética, que lhe deve bastante ao seu desenvolvimento e prestígio, quer ao nível da realização anual de um evento que já é uma referência no panorama nacional da disciplina e que este ano se assinala a marcante edição nº 30, este ano novamente com a presença de atletas estrangeiros, quer no inegável contributo no incentivo e apoio de várias gerações de jovens das Galinheiras à prática desportiva.

A cerimónia com que Carlos Moedas, presidente da Câmara Municipal de Lisboa, agraciou José Henriques, fundador, dirigente e treinador do Centro de Atletismo das Galinheiras, atribuindo-lhe a Medalha Municipal de Mérito Desportivo, ocorreu no passado dia 24 de abril do corrente ano no Salão Nobre dos Paços do Concelho.

José Henriques iniciou-se no atletismo aos 18 anos de idade e durante a sua atividade competitiva obteve quatro recordes nacionais e três títulos nacionais, um dos quais no salto com vara em 1966. Foi nove vezes internacional, numa dessas internacionalizações representando o país na Taça da Europa, na sua primeira edição, no ano de 1965, em Estugarda, na Alemanha.

Entre outros clubes, José Henriques representou o Sport Lisboa e Benfica, o Salésienne de Annecy (França) e o Centro de Atletismo das Galinheiras, que fundou em dezembro de 1979, aqui jovens atletas por si orientados a baterem recordes nacionais e alguns a representarem a seleção nacional em encontros internacionais, e mais recentemente com os títulos e recordes europeus e mundiais de Veteranos alcançados pela atleta Maria Orlete Mendes.

Carlos Moedas salientou muito justamente todo o seu contributo que como atleta deu e que continua a dar pelo trabalho que desenvolve diariamente nas Galinheiras (as suas excelentes instalações são motivo de natural orgulho), referindo também que “José Henriques mudou várias gerações de jovens que encontraram no Centro, e em si, uma referência”.

José Henriques nasceu no Pucariço, no Concelho de Proença-a-Nova, completando as 84 primaveras no próximo dia 26 de junho.

A Medalha Municipal de Mérito destina-se a galardoar personalidades ou entidades de reconhecido mérito, serviços notáveis prestados à cidade de Lisboa, por pessoas singulares ou coletivas, nacionais ou estrangeiras.

Muito obrigado, José Henriques!