sexta-feira, 26 de maio de 2023

Fases de Apuramento do Campeonato Nacional de Clubes (2023) neste fim de semana

Imagens: FPA. Montagem: O Marchador

Lousada, Marinha Grande, Lisboa, Faro, Ponta Delgada e Madeira serão os cenários da realização das fases de apuramento do Campeonato Nacional de Clubes, que terão lugar este fim de semana, dias 27 e 28 do corrente mês de maio, com vista à participação na fase final desta competição, na 1.ª Divisão (as melhores 7 equipas classificadas), 2.ª divisão (8ª a 15ª classificada) e 3.ª Divisão (equipas posicionadas entre o 16.º e 23.º lugares). Dispensadas desta fase estão as equipas campeãs em 2022, o SL Benfica, nos masculinos, e o Sporting CP, nos femininos.

As provas de marcha de 5.000 metros para masculinos, nas pistas 1 a 3 ou 1 a 4 (mínimo de pontuação, 29:00,00), e de 3.000 metros femininos, nas pistas 4 a 6 ou 5 a 8 (19:00,00), realizam-se na jornada de sábado, com início às 19:10 horas, em Ponta Delgada às 16:50 horas locais, na Ribeira Brava às 19:00 horas.

Estão inscritas 67 equipas masculinas e 59 femininas, provenientes de 16 associações regionais, estando dispensadas desta fase, apurando-se diretamente para a 1.ª Divisão as equipas campeãs em 2022, o SL Benfica no setor masculino e o Sporting CP no setor feminino.

Se bem que haja equipas a inscrever mais que um ou uma especialista nas provas de marcha, as provas masculinas contam com representantes de 35 equipas e nas femininas de 32 equipas, sendo de registar na lista de inscritos os nomes dos atletas olímpicos Ana Cabecinha, João Vieira, Augusto Cardoso e Pedro Martins.

Os juízes-chefe de marcha nomeados para os diferentes locais são, em Lousada o André Brito (Porto), na Marinha Grande o José Hipólito (Santarém), em Lisboa o Joaquim Graça (Lisboa), em Faro o José Santos (Setúbal), em Ponta Delgada o Rui Durão (São Miguel) e na Ribeira Brava a Débora Silva (Madeira), com a utilização, se necessário, da zona de penalização.

Consulte as Normas Regulamentares e o Programa Horário da competição, aqui.

As listas de marchadores inscritos (apenas 1 atleta por equipa poderá competir) estão disponíveis, a masculina [aqui] e a feminina [aqui].