domingo, 14 de maio de 2023

Charilaos Vasilakos, o primeiro vencedor de uma prova de marcha na Grécia

O histórico grego Charilaos Vasilakos e, em baixo, o seu neto Haris.
Fotos: Katerinisport, Wikipédia e fb Harilaos Vasilakos. Faixa: Adobe Stock
Montagem: O Marchador

A 14 de maio de 1900, em Atenas, tinha lugar a primeira prova de marcha atlética na Grécia, na distância de 1000 metros, que hoje assinalamos, decorridos precisamente 123 anos.

Charilaos Vasilakos tomou parte nessa prova, que venceu, participando ainda em outros eventos da disciplina, entre 1900 e 1906. Era atleta do Athens Panellinios Sports Club, o clube organizador do evento. Nasceu em Pireu, em 1875, vindo a falecer em Atenas, no ano de 1964.

Ele também se notabilizou ao ser o primeiro homem a vencer uma maratona. Os primeiros Jogos Pan-Helénicos modernos, que tiveram lugar a 22 de março de 1896, tinham como principal objetivo a escolha da Seleção da Grécia que iria participar na primeira edição dos Jogos Olímpicos da Era Moderna (1896), também em Atenas, no que foi o renascimento do espírito olímpico (interrompido no ano de 392), por iniciativa do francês Barão de Coubertin.

Nesses emblemáticos Jogos Olímpicos de Verão, Vasilakos conquistou a medalha de prata na prova da maratona, a 10 de abril daquele ano, classificando-se logo atrás do mítico atleta grego, Louis Spiridon.

Na véspera da realização dos Campeonatos Nacionais de Marcha Atlética da Grécia, disputados em Astros Kinouria, a 11 de março deste ano, numa grandiosa recepção oferecida pelo presidente da edilidade local, ficou patenteada uma exposição fotográfica de momentos marcantes da especialidade no país e lá estava a figura de Vasilakos em grande plano. Na ocasião, o seu neto, Haris Vasilakos, proferiu um extenso e eloquente discurso onde retratou toda a vivência pessoal e desportiva do seu avô.