sexta-feira, 14 de maio de 2021

Podebrady acolhe este domingo o Campeonato Europeu de Seleções em Marcha Atlética

Foto: LOC Podebrady. Montagem: O Marchador

A cidade checa de Podebrady vai receber a próxima edição do Campeonato Europeu de Seleções em Marcha Atlética, com o programa de provas a contemplar provas de 20 e 35 km femininos, 20 e 50 km masculinos e ainda nas provas de 10 km Sub-20 masculinos e femininos, a partir das 8:00 horas deste domingo, que poderão ser acompanhadas via streaming.

Podebrady é um dos mais históricos lugares no mundo para a especialidade pois a primeira prova que aí se realizou foi no ano de 1894, dois anos antes dos primeiros Jogos Olímpicos da era moderna, com a realização de um campeonato de clubes, na distância de 50 km, entre a capital, Praga, e Podebrady, com a vitória de Frantisek Maly em 5 horas e cinquenta minutos.

Na edição de 1978, o mexicano Raúl González, um dos maiores marchadores de todos os tempos, campeão olímpico nos Jogos de Los Angeles, em 1984, venceu a prova baixando pela primeira vez das quatro horas. Obteve, então, o recorde mundial da distância, no tempo de 3:41:20, que ainda hoje é recorde do México. Em 1991, com as dificuldades relacionadas com o trânsito e, por outro lado, as novas regras exigidas pela IAAF para a realização de provas de marcha, o evento passou a realizar-se por completo na cidade.

Um dos mais espetaculares eventos a que pudemos assistir teve lugar no ano de 1997 com a realização da Taça do Mundo de Marcha, coincidindo com os festejos decorrentes do aniversário dos 100 anos da Federação de Atletismo e a vitória, nos 50 km, do espanhol Jesús Ángel García Bragado, a realizar o recorde da competição com o tempo de 3:39:54, e nos 20 km, o triunfo de outro das grandes figuras mundiais da disciplina, o equatoriano Jefferson Pérez, com 1:18:24.

Em 2003 o evento passou a realizar-se sobre a distância de 20 km, integrando o “European Athletics Race Walking Permit Meeting”, acolhendo em 2017 a Taça da Europa de Marcha, antecessora do agora designado Campeonato Europeu de Seleções em Marcha Atlética, que voltará à cidade nas duas próximas edições, em 2023 e 2025.

Aceda ao «site» do evento, aqui.