quarta-feira, 26 de maio de 2021

Miroslav Úradnik e Mária Czaková vencem 10 km marcha na Eslováquia

Em Borský Mikuláš, as vitórias de Miroslav Úradnik e Mária Czaková, e os pódios das
principais provas de 10 km seniores e juniores. Fotos: SAZ/Peter Mečiar
Montagem: O Marchador

O mais antigo evento de marcha da Eslováquia teve neste último fim-de-semana a 52ª edição da denominada “Záhorácka 20”, realizada na cidade de Borský Mikuláš, com provas para todos os escalões etários, destacando-se as de 10 km, em estrada, também campeonato nacional e destinadas às categorias juniores e seniores.

Na prova masculina, Miroslav Úradnik venceu com o tempo de 41:44, seguido de Dominik Černý, com 42:50, e de Milan Rízek, com 44:57. Patrick Nemcok foi o primeiro júnior, registando a marca de 45:24.

Úradnik, atleta que representa o Dukla Banská Bystrica, tem um recorde pessoal de 1:22:30 nos 20 km, tempo conseguido em Podebrady, a 10 de outubro de 2020, e procurava agora um tempo a rondar os 40 minutos a fim de angariar mais alguns pontos para o ranking mundial no caminho dos Jogos Olímpicos, atualmente na posição 64. Objetivo que não foi possível concretizar, restando-lhe as hipóteses da Corunha, a 5 de junho, e o tradicional meeting de Banská Bystrica, a 26 de junho.

Na prova feminina, Mária Katerinka Czaková, com 45:58, foi a primeira, seguida de Hana Burzalová, com 47:48, e de Alzbeta Ragasová, com 49:13, esta a primeira júnior.

Czaková conquistou o seu 20º título nacional, somados os oito que alcançou nos nacionais de pista coberta, os também oito títulos nacionais nos 20 km marcha, os dois nos 10 km e outros dois nos 50 km. Para a marchadora do Dukla Banská Bystrica, colocada no 57.º do ranking mundial, que esteve sem treinar durante três dias após receber a vacina contra a Covid-19, a marca agora alcançada permitirá subir três posições na classificação para acesso aos Jogos. Os 20 km dos Cantones da Corunha serão o seu próximo grande objetivo.

De registar, também, as boas prestações nos 10 km Sub-20, com dois atletas masculinos (Nemcok e Tomás Mencel, 45:57) a obterem mínimos para os Europeus de Tallinn, enquanto no setor feminino, a vencedora, Alzbeta Ragasová (49:13) garantiu o passaporte para os Mundiais da categoria, em Nairobi, enquanto Paulína Avenová (50:53), Karin Devaldová (51:18) e Terézia Kurucová (51:48) superaram os mínimos estabelecidos para os Europeus da categoria.

As provas contaram com a presença de juízes internacionais de marcha, nomeadamente, o suíço Frédéric Bianchi, a húngara Orsolya Gruber, e o eslovaco Martín Skarba, condição essencial para que a World Athletics valide as marcas realizadas pelos atletas com pretensões a participar nos Jogos Olímpicos, agendados para o verão deste ano, no caso das provas de marcha, em Sapporo, no Japão.

Consulte os resultados completos do evento, aqui.