terça-feira, 18 de maio de 2021

Jordi Llopart é figura de destaque no cartaz dos Cantones de A Coruña

O cartaz do evento deste ano na Corunha.

A Organização do Grande Prémio Internacional de Marcha Cantones de A Coruña homenageou Jordi Llopart, que faleceu em novembro de 2020, no cartaz oficial da 34.ª edição do evento, que terá lugar no próximo dia 5 de junho.

Llopart foi o primeiro atleta espanhol na modalidade do atletismo a ganhar uma medalha nuns Jogos Olímpicos, ao conquistar a medalha de prata na prova dos 50 km marcha dos Jogos de Moscovo’1980. Já fizera história ao tornar-se no primeiro atleta espanhol a sagrar-se campeão europeu, em Praga’1978.

Com um papel relevante no apadrinhamento no Grande Prémio da Corunha, aí competindo no ano da estreia deste emblemático evento, em 1987, a prova viria a merecer em 2019 o reconhecimento da mais alta instância do atletismo mundial, a World Athletics, ao ser-lhe atribuído a Placa de Património Mundial do Atletismo, distinção que muito poucos eventos no mundo possuem-na.

A propósito do poster recentemente divulgado, Isidoro Hornillos, presidente da Federação Galega de Atletismo referiu que “ficou bem patente que o protagonismo do poster oficial dos Cantones 2021 teria de ser para Jordi Llopart. A Federação Galega de Atletismo e a Câmara Municipal da Corunha quiseram prestar esta pequena homenagem a este emblemático atleta que tanto contribuiu para prestigiar a marcha espanhola e o Grande Prémio de Marcha Cantones de A Coruña – Trofeo Sérgio Vázquez.