sábado, 1 de maio de 2021

Campeonatos do Norte e Regionais de Marcha (estrada), este domingo, em Alfena

Cartaz do evento da AA Porto.

A cidade de Alfena, no concelho de Valongo, distrito do Porto, vai ser palco neste domingo dos primeiros Campeonatos de Marcha em Estrada da Zona Norte que incluem, além daquele, os distritos de Braga, Bragança, Viana do Castelo e Vila Real, contando ainda com a tradicional parceria com a Associação de Atletismo de Aveiro, que faz disputar os seus campeonatos, sendo atribuídos títulos regionais individuais e coletivos, tudo numa organização da Associação de Atletismo do Porto, com a colaboração da Junta de Freguesia de Alfena e do Atlético Clube Alfenense.

O evento vai ter lugar na Rua Caulino, sita no Parque Industrial de Alfena, num circuito, com um perímetro de 1.000 metros (piso asfaltado), com certificação por medidor internacional, destinando-se a atletas masculinos e femininos dos escalões de Benjamins, Infantis, Iniciados, Juvenis, Juniores, Seniores e Veteranos, fiscalizados por uma equipa de juízes especialistas de marcha, na qual se incluem três membros dos painéis internacionais da WA/EA.

As competições terão início às 9h30, com a realização da prova extra de 20 km (seniores masculinos e femininos), de 10 km (juniores e seniores, também para ambos os sexos), 5 km (juvenis e veteranos masculinos e femininos) e de 3 km (veteranas). A série seguinte de partidas, duas horas depois, inclui a prova mista de 4 km para iniciados. Pelas 12h00 será a vez de partirem os e as atletas infantis para os 3 km. O último tiro está marcado para as 12h30, quando saírem os participantes nas provas femininas e masculinas de benjamins A e B, na distância de 1 km.

José Magalhães é um dos principais rostos da organização do evento de Alfena. Vice-presidente da AA Porto, foi uma das grandes figuras da marcha atlética portuguesa, sempre representando o clube da sua terra natal (AC Alfenense). Campeão nacional dos 20 e 50 km marcha (nesta distância por quatro vezes), representou o país nas grandes competições internacionais, nomeadamente, nos Jogos Olímpicos de Barcelona (1992) e Atlanta (1996), corolário maior de um sem número de internacionalizações onde interveio nos principais palcos europeus e mundiais da modalidade.

É a quinta vez que se organiza uma prova de marcha em Alfena, mas para este evento não houve muito tempo para a preparar no modo como mais gostaríamos. Foi pena, porque com as condições proporcionadas poderíamos ter tido mais atletas a participar, até vindos do estrangeiro. Foi tudo a correr para que os atletas pudessem marchar em boas condições.”, referiu o campeão luso, que se iniciou na especialidade aos 30 anos de idade. Agradeceu o apoio da sua Associação de Atletismo, à Proteção Civil de Valongo e à Direção-Geral de Saúde.

A região do Porto é, historicamente, um baluarte da marcha atlética no nosso país e um dos distritos que tem fornecido um significativo número de especialistas às seleções nacionais. O AC Alfenense foi um dos clubes pioneiros da disciplina no distrito, nascida na região em 1983 e nomes como o próprio Magalhães, o Fernando Ribeiro, o José Luís Ribeiro, o José de Pinho Teixeira, entre outros, que apadrinharam o seu nascimento, contribuíram decisivamente para a promoção e consolidação da atividade na zona nortenha do país.

Faltará, talvez, a realização de um evento internacional de marcha atlética que possa, de algum modo, recordar e homenagear os grandes nomes que apadrinharam a disciplina na região do Porto e proporcionar aos amantes da modalidade assistirem “in loco” a momentos de beleza e competitividade ao mais alto nível, atraindo alguns dos melhores atletas nacionais e estrangeiros que, futuramente, até poderia passar pela inclusão da competição no “Race Walking Permit Meetings”, isto, no âmbito da Associação Europeia de Atletismo.