terça-feira, 11 de maio de 2021

João Vieira (totalista) e Inês Henriques são recordistas de presenças em Taças da Europa de Marcha

João Vieira e Inês Henriques na edição de Alytus 2019.
Fotos: Alytus Festival e FIDAL. Montagem: O Marchador

São portugueses os atletas que possuem o maior número de participações em Taças da Europa de Marcha, nesta próxima edição com a designação de Campeonatos da Europa de Seleções de Marcha, quando falta menos de uma semana para a realização da 15.ª edição da maior competição continental de equipas, que terá lugar na cidade checa de Podebrady, a 50 quilómetros de Praga, a capital do país.

No setor masculino, João Vieira, com 13 participações, é mesmo o único totalista desde que se estreou na edição de 1996, participando nos 20 km marcha, até à última edição, em 2019, em Alytus, conquistando aqui a medalha de bronze na prova dos 50 km marcha, com mínimos olímpicos. Conforme anunciado, o vice-campeão mundial na distância não estará este ano na edição de Podebrady, evento para a qual estava selecionado e era um dos candidatos a obter uma medalha.

Na verdade, é lamentável que a Federação Portuguesa de Atletismo não tenha estudado outras opções que levassem à presença da treinadora Vera Santos em Podebrady, isto sem prejuízo dos oficiais selecionados levando, assim, à renúncia da participação no evento de João Vieira (seria a sua 14.ª participação), colocando a culpa às entidades organizadoras do evento, segundo notícia do jornal "O Jogo" quando aqui é referido que "fonte oficial da FPA confirmou as limitações colocadas às delegações, devido à pandemia, tendo a comitiva nacional sido reduzida aos atletas e a três oficiais, dois treinadores e um fisioterapeuta."

Outro português, Pedro Martins, surge na segunda posição, com 11 participações (1996-2015). Na terceira posição deste pódio de presenças, com 9 participações, há 7 atletas: Jesús Ángel García Bragado (Espanha), Grzegorz Sudol (Polónia), Matej Tóth (Eslováquia), Robert Heffernan (Irlanda), Andriy Kovenko (Ucrânia), Oleksiy Kazanin (Ucrânia) e Benjamin Sánchez (Espanha).

No setor feminino, Inês Henriques soma 12 participações no evento (1998-2019), tendo estado apenas ausente na edição inaugural. Prepara-se, assim, para consolidar a sua posição cimeira competindo, desta vez, na prova dos 35 km. A lituana Kristina Saltanovic, com 11 presenças (1996-2017), surge na segunda posição, enquanto a portuguesa Susana Feitor e a suíça Laura Polli ocupam o pódio na terceira posição, com 10 participações, cada uma.