sábado, 16 de agosto de 2014

O ABC da Marcha (4/7) – Quadro de Faltas

Quadro eletrónico de Faltas utilizado nos Campeonatos da China,
em 5 e 6 de maio de 2014.
É um instrumento de utilização obrigatória numa competição de marcha e de muita utilidade para atletas (e os seus treinadores) na medida em que só através da sua visualização terão a perceção da sua situação no plano regulamentar.

Normalmente está colocado a cerca de 100 metros da meta, num percurso em estrada, e a cerca de 80 metros da linha de chegada, numa prova disputada em pista, no sentido da chegada dos atletas. Em competições internacionais usa-se um quadro de faltas eletrónico onde as informações, enviadas pelos juízes através de aparelhos portáteis previamente preparados para o efeito, são rapidamente transpostas para o referido quadro.

Se um juiz de marcha envia ao Juiz-chefe ou ao Secretário uma “nota de desclassificação” ou uma “falta” referente ao atleta com o dorsal n.º 100, por exemplo, este atleta apenas tomará conhecimento observando o Quadro de Faltas, no qual constará também o tipo de falta sofrida: “<” flexão ou “~” suspensão.

Se três diferentes juízes de marcha emitirem “notas de desclassificação” ou “faltas” a um mesmo atleta, tais informações serão reproduzidas no Quadro de Faltas o que significará que o atleta em questão está desclassificado sendo notificado do facto pelo Juiz-chefe ou Assistente do Juiz-chefe.

Por vezes, comentadores televisivos, mas também atletas, de certa forma inexperientes, confundem uma advertência (um alerta, um aviso, uma chamada de atenção), exibida pelo juiz através da amostragem da raqueta amarela, contendo o símbolo da flexão ou da suspensão, com uma falta, que vai para o Quadro, preenchida num impresso designado por “nota de desclassificação”, situações realmente de distinto significado.