quarta-feira, 13 de agosto de 2014

Kirdyapkina ausente dos europeus de Zurique

Anisya Kirdyapkina nos mundiais de Moscovo-2013.
Foto: Jeff Salvage
Tida como uma das favoritas para as medalhas nos 20 km marcha femininos dos Campeonatos da Europa de Atletismo que decorrem em Zurique, a russa Anisya Kirdyapkina não poderá defender na Suíça a medalha de prata conquistada há quatro anos, em Barcelona. Segundo tem sido noticiado por órgãos de informação e foi replicado pela Marcia Italiana a partir do «site» da federação russa, a atleta renunciou à participação na prova da próxima quinta-feira depois de ter sido hospitalizada com uma grave intoxicação alimentar, acompanhada de febre alta.

O problema arrastou-se por vários dias, até que a equipa técnica que acompanha a atleta decidiu cancelar a viagem da marchadora de Saransk para Zurique.

Anisya Kirdyapkina, que completará 25 anos em Outubro, iria apresentar-se em Zurique com um favoritismo reforçado pela vitória na Taça do Mundo de Marcha de Taicang, no início de Maio, e pela suspensão da compatriota Elena Lashmanova, por dopagem. Há um ano, nos 20 km femininos dos mundiais de Moscovo, Lashmanova fora a única a superar Kirdyapkina, que saiu da capital russa com a medalha de prata.

Desde que, em 2009, ascendeu ao escalão de seniores, Anisya Kirdyapkina tem estado quase sempre ao mais alto nível nas diferentes competições internacionais em que tem alinhado. Nesse primeiro ano de sénior foi segunda classificada na Taça da Europa de Metz (França), atrás da espanhola María Vasco, para no ano seguinte ser vice-campeã europeia em Barcelona, batida apenas pela também russa Olga Kaniskina.

Na Taça da Europa de Olhão, em 2011, ficou de novo no segundo lugar, atrás de Vera Sokolova, quebrando o enguiço em 2013, com a vitória na Taça da Europa de Dudince. Segunda nos mundiais de Moscovo-2013, voltaria ao lugar mais alto do pódio em Taicang, há três meses.