terça-feira, 12 de agosto de 2014

Marcha Atlética: o que precisa de saber!

Eis um documento que a Associação Europeia de Atletismo acaba de lançar para divulgar o essencial dos aspectos técnicos e regulamentares da marcha atlética. Um documento oportuno por surgir no contexto dos Campeonatos Europeus de Zurique e que pode ser de proveito para quem queira conhecer o básico da marcha mas também para quem queira dominar os detalhes dos processos de ajuizamento em alta competição.

São apenas duas páginas A4 (frente e costas) onde se pode encontrar resposta para perguntas como «a que velocidade se marcha?», «qual a extensão da passada na marcha?» ou ainda «quantos juízes actuam em cada prova?».

Para quem quiser ir ao detalhe (por exemplo, as pessoas que comentam as provas de marcha), o documento terá maior interesse na página onde se menciona a regra, explicando como são e para que servem as raquetas amarelas e vermelhas usadas pelos juízes de marcha ou qual a diferença entre uma advertência e uma nota de desclassificação (fundamental para perceber como acontecem as desclassificações nas provas de marcha atlética).

Vale a pena dedicar cinco minutos a saber de que se trata. Se interessar, guarda-se; se não interessar, encaminha-se para a reciclagem (virtual ou física).

Veja aqui.