terça-feira, 23 de junho de 2020

Ron Daniel em dia de aniversário

Ron Daniel. Na foto acima na companhia da sua esposa Maryanne.
Fotos: USATF Connecticut, fb Ron Daniel e vídeo/RaceWalk
Montagem: O Marchador
No dia de hoje assinalamos o 79.º aniversário do nosso amigo Ronald Daniel, dos Estados Unidos da América, razão pela qual endereçamos-lhe os parabéns, com votos de felicidades!

Com uma longa carreira dedicada à marcha atlética no seu país, Ron Daniel colaborou recentemente com a Fundação de Marcha Atlética dos EUA, liderada por Jeff Salvage, na realização de um vídeo para um projeto de avaliação na área do ajuizamento. Desempenhou funções relevantes na área do dirigismo no seu país, nomeadamente, presidindo à Comissão Nacional de Marcha.

Numa faceta mais visível da sua atividade, no plano internacional, Ron integrou durante vários anos o principal painel de juízes internacionais de marcha da World Athletics, com uma ou outra interrupção pelo meio, isto até à certificação de 2010, curiosamente, ingressando neste ano a sua mulher, Maryanne Daniel, acompanhando-a assiduamente às competições internacionais da World Athletics para a qual é nomeada, sempre atento às contingências do ajuizamento, como pudemos constatar nos recentes Mundiais de Doha.

Foi um dos primeiros juízes internacionais a ingressar no painel internacional de especialistas, na primeira metade da década de 80. As principais provas da World Athletics onde atuou foram os Campeonatos Mundiais de Atletismo de Osaca, em 2007, tendo aí desempenhado as funções de Juiz-chefe, e os Jogos Olímpicos de Atenas, em 2004.