quinta-feira, 18 de junho de 2020

Álvaro Martín Uriol no dia do seu aniversário

A vitória de Álvaro Martín nos Europeus de Berim 2018 e na pista municipal com o
seu nome em Llerena, na companhia da mãe e irmã. Fotos: Twitter de Álvaro Martín
e Manuel Toro/El Periodico Extremadura. Montagem: O Marchador
Álvaro Martín completa hoje 26 anos de idade, motivo pelo qual a equipa de “O Marchador” endereça-lhe os parabéns, com votos de felicidades.

Com um recorde pessoal nos 20 km marcha de 1:19:36, obtido no Campeonato do Mundo de Seleções de Marcha, realizado em Roma, em 2016, onde se classificou na terceira posição, o atual campeão europeu dos 20 km marcha (Berlim 2018) já realizou os exigentes mínimos para os Jogos de Tóquio, conseguidos nos Cantones da Corunha, em junho do ano passado, com o tempo de 1:20:50.

Participou em dois Jogos Olímpicos, o primeiro em 2012, em Londres, com apenas 18 anos de idade, e os segundos em 2016, no Rio de Janeiro, sempre na especialidade dos 20 km marcha. Abriu a sua já expressiva carreira internacional aos 16 anos de idade nos Jogos Olímpicos da Juventude, em Singapura 2010.

Álvaro Martín passou a fase de confinamento na sua terra natal, em Llerena, na Extremadura, província de Badajoz, isto depois de dez anos a viver em Madrid.

De uma família de desportistas com ligação ao atletismo, Álvaro foi o primeiro a iniciar-se no atletismo. Aos 9 anos de idade, uma visita ao seu colégio do treinador Juan Méndez, deixou-o fascinado. Entretanto, como já assistimos a iguais episódios de outros atletas, a entrada na disciplina da marcha deveu-se a um mero acaso. No verão, o seu clube necessitava de alguém para a marcha a fim de competir na Liga de Clubes e assim Àlvaro Martín decidiu experimentá-la não sem alguma dificuldade no princípio em assimilar a técnica.

Depois, foi o que se viu com a conquista de pódios nas mais importantes competições do país vizinho e os êxitos conquistados além-fronteiras. A sua irmã, Marcarena Martín (27 anos), também marchadora, foi a primeira a ingressar na especialidade e uma inspiradora para o seu irmão. A irmã mais nova, Paloma (21 anos), compete nos 800 metros, e até a mãe, Marcarena Uriol, veterinária de profissão, foi atraída para a disciplina, participando regularmente em provas organizadas em Portugal (Santo António dos Cavaleiros e Galinheiras), com presenças em Europeus e Mundiais de Masters. Agora todos dão o seu apoio a Álvaro nos treinos, após o longo período de confinamento porque passou o desporto espanhol.