quinta-feira, 25 de junho de 2020

50 km Marcha: de Alenquer a Helsínquia (1983)

Foto: Revista Atletismo. Montagem: O Marchador
A 25 de junho de 1983 tinha lugar em Portugal, e concretamente na Vila de Alenquer, a primeira prova de 50 km marcha. O evento teve por objetivo proporcionar a José Pinto (CF Belenenses), o melhor marchador português de então, a obtenção do mínimos na distância para participar nos primeiros Campeonatos Mundiais de Atletismo, que naquele ano se disputariam em Helsínquia.

A organização do evento coube ao Clube Português de Marcha Atlética e ao Sporting Clube de Alenquer (*). A prova disputou-se num circuito que media cerca de 5.898 metros e, além da participação do atleta do Belenenses que, naturalmente, venceu com grande vantagem, classificaram-se também Paulo Alves (CF Santa Iria), Francisco Alves (CF Belenenses), José Domingues (AD Oeiras), José Dias (CCD Olivais Sul) e Joaquim Matameu (Individual).

Para José Pinto o objetivo foi plenamente alcançado. Com um tempo de 4:06:03 conseguia os mínimos para os Mundiais (4:10:00), classificando-se em Helsínquia na 16.ª posição, e ainda os mínimos para os Jogos Olímpicos de Los Angeles 1984 (4:08:00), onde foi 8.º classificado.

(*) Imagem do regulamento da competição: