quinta-feira, 26 de julho de 2018

Sul-africana Marissa Swanepoel vence nos Jogos Africanos da Juventude

Marissa Swanepoel comemora a vitória em Argel.
Foto: fb de Carl Meyer. Montagem: O Marchador

Marissa Swanepoel ganhou a prova dos 5.000 metros marcha, com a marca de 26.06,50, recorde pessoal, evento que teve lugar no dia de ontem (25), em Argel (Argélia), o segundo dos quatro dias do programa reservados ao atletismo, isto na terceira edição dos Jogos Africanos da Juventude, competição que reúne atletas com idades compreendidas entre os 15 e 17 anos.

Swanepoel, nas últimas voltas à pista do Estádio Bateua Cassé, imprimiu um ritmo vivo e controlou a curta distância que a separava da etíope Sintayehu Masir Teshager, segunda classificada, que concluiu a prova no tempo de 26.09,03. A medalha de bronze foi alcançada pela atleta do país anfitrião, a argelina Melissa Touloum, com 26.35,29. Na quarta posição classificou-se Munzenza Ladisa, da República Democrática do Congo, com 29.30,81.

A vencedora, treinada pelo conhecido Carl Meyer, técnico também de alguns dos melhores marchadores sul-africanos seniores e com estudos técnicos publicados sobre a especialidade, garantiu uma das vagas, juntamente com a etíope Sintavehu Masir, para os Jogos Olímpicos da Juventude que vão ter lugar em Buenos Aires, capital da Argentina, de 11 a 16 de outubro.

No setor feminino, e de acordo com os resultados alcançados pelos atletas nos últimos dois campeonatos mundiais de jovens (Cali, em 2015, e Nairobi, em 2017), a cota estabelecida para os 5.000 metros marcha pista desta competição que terá lugar no dia 12 de outubro, sob supervisão do Comité Olímpico Internacional, e com um limite máximo de 18 marchadoras, foi assim determinada: Europa com 6 atletas, América, com 5, Ásia e África, com 2 cada, e Oceânia, com 1. A Argentina, país anfitrião terá direito a estar representado com duas atletas.