sábado, 21 de julho de 2018

Caio Bonfim está suspenso por doping

Caio Bonfim. Foto: Folha de S.Paulo - Toby Melville/Reuters

O marchador brasileiro Caio Sena Bonfim, medalha de bronze nos Mundiais de Londres em 2017, encontra-se suspenso por 6 meses, desde 1 de Março deste ano, devido a amostra positiva por presença de substância proibida, bumetadine, classificada como diurético, conforme se pode apurar na lista divulgada pela Unidade de Integridade do Atletismo, órgão da IAAF, sigla em inglês da Associação Internacional das Federações de Atletismo.

Segundo se pode ler na ampla divulgação agora dada na comunicação social do Brasil, por exemplo, na Folha de S. Paulo [aqui], tratou-se de uma situação ocorrida ainda antes do Campeonato do Mundo de Atletismo de Londres, no ano passado, que deu origem a um processo que se arrastou no tempo e que agora tem o seu desfecho, não ficando em causa a medalha conquistada no referido evento internacional.

De recordar que quando da divulgação da seleção brasileira para o Sul-Americano de Marcha Atlética em Sucúa, Equador (10/11 Março), a Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) informava que Caio Bonfim havia pedido dispensa por ter outros compromissos, lamentando não representar o país na competição. Já em Abril, para o Campeonato do Mundo de Seleções de Marcha em Taicang, China (5/6 Maio), a CBAt referia que Caio Bonfim se encontrava «convocado na primeira lista, mas que pediu dispensa em função de uma lesão no pé».

Entretanto, o blogue o Marchador recebeu do pai do atleta e seu treinador, João Sena Bonfim, a quem se agradece, uma «Nota Oficial do Atleta Caio Bonfim e seu Advogado, Marcelo Franklin» que pode ser lida na íntegra no «site» da Olimpíada Todo o Dia, aqui.