sexta-feira, 20 de julho de 2018

Arévalo, porta-bandeira da Colômbia nos Jogos Centro-americanos

O presidente colombiano Juan Manuel Santos entrega a bandeira
nacional a Arévalo. Foto: Revista Atletismo Peruano
Montagem: O Marchador
Eider Arévalo, uma das figuras mais destacadas do momento no panorama da marcha atlética mundial, foi o porta-bandeira do numeroso contingente colombiano aos próximos Jogos Centro-americanos e do Caribe, que se iniciaram em Barranquilha, na Colômbia, ontem, dia 19, e prolongam-se até 3 de agosto próximo.

Em cerimónia há dias realizada, o presidente da República da Colômbia, José Manuel Santos, no cargo desde 2010 (Prémio Nobel da Paz em 2016), fez a entrega a Arévalo da bandeira colombiana (na foto) formulando votos de sucessos na senda, disse, de outros desportistas colombianos que, igualmente, elevaram o símbolo do país ao lugar mais alto do pódio.

Arévalo notabilizou-se, ainda júnior, quando em 2010 triunfou nos Sul-americanos de Marcha Atlética (Sub-18), em Cochabamba, na Bolívia, nos Sul-americanos de pista (Sub-18), em Santiago do Chile, e na Taça do Mundo de Marcha, em Chihuahua, no México, nos Sub-20. Nos anos seguintes, assistiu-se por parte do atleta colombiano a um acumular de êxitos, o mais significativo dos quais, em Londres (2017), nos mundiais de atletismo, onde conquistou a medalha de ouro na prova dos 20 km marcha.

Os Jogos, que vão na 23.ª edição, realizam-se a cada quatro anos e tiveram início em 1926, na Cidade do México. É a segunda vez que Barranquilha recebe o evento, que também organizou em 1946, sendo esperados 5.424 desportistas de 37 países e territórios.