terça-feira, 10 de julho de 2018

Campeonatos Mundiais de Atletismo Sub-20 em Tampere

Os Campeonatos do Mundo de Sub-20 e Anniina Kivimäki, a
única representante da marcha finlandesa no evento em Tampere.
Fotos: A Hearty Nomad e LOC dos campeonatos
Montagem: O Marchador

Começa hoje, e termina no dia 15, a 17.ª edição dos Campeonatos Mundiais de Atletismo para o escalão Sub-20, realizados a cada dois anos e que teve na cidade de Atenas a edição inaugural, em 1986. A deste ano terá lugar no Estádio de Ratina, na cidade finlandesa de Tampere, sendo que é a primeira vez que um país da Escandinávia é palco duns campeonatos destinados a este escalão etário.

A Finlândia, com uma população de 5 milhões de pessoas, é um dos 17 países membros fundadores da IAAF, em 1912, tendo já organizado uma edição dos Jogos Olímpicos, dois Campeonatos do Mundo e três Campeonatos da Europa. Em 2003, nos Campeonatos da Europa de Juniores, no mesmo palco onde agora têm lugar os mundiais de juniores, Ana Cabecinha conquistou para as cores portuguesas a medalha de bronze na prova dos 10.000 metros marcha.

As provas de marcha, na distância de 10.000 metros marcha, vão ter lugar no dia 14 (sábado), a prova masculina pelas 09:35 horas locais (07:35, hora portuguesa) e a prova feminina, com a participação das portuguesas Inês Reis e Maria Bernardo, pelas 10:45 horas (8:45, hora portuguesa).

Na última edição, disputada na cidade polaca de Bydgoszcz, subiram ao pódio, na prova masculina, o inglês Callum Wilkinson, que venceu batendo o recorde mundial da categoria, com a marca de 40:41.62, o equatoriano Jhonatan Amores (medalha de prata) e o turco Salih Korkmaz (medalha de bronze), enquanto na prova feminina repartiam as posições de pódio a chinesa Zhenxia Ma, com a medalha de ouro no tempo de 45:18.45 (recorde do mundo), a italiana Noemi Stella (prata) e a etíope Yehualeye Beletew (bronze).