terça-feira, 31 de julho de 2018

Jogos de Barranquilla sem marcha feminina

Guadalupe González sem possibilidade de participar em Barranquilla.
Foto: Imago7 - Milenio

O programa dos Jogos Centro-Americanos e do Caribe [anúncio, aqui] que decorrem em Barranquilla, na Colômbia, não inclui qualquer prova de marcha feminina por força do regulamento dos Jogos que exige um número mínimo de atletas participantes (5) em representação de igual número de países. Ainda é admitido que, após a reunião técnica, e em caso de força maior, devidamente comprovada, o número mínimo possa ser de 4 atletas/países, o que também não veio a acontecer.

Desta forma, a ODECABE (Organización Deportiva Centroamericana y del Caribe) não teve outra solução que suspender a prova de 20 km marcha feminina. A distância maior, de 50 km, nem sequer estava prevista.

Antes da decisão final, e na expetativa de participação da vice-campeã olímpica no Rio-2016, Guadalupe González, ainda houve esperança de se realizar a prova, como foi informado pela comunicação social mexicana, referindo intervenções de Víctor López, representante da IAAF para a área, e de Carlos Padilla, presidente do Comité Olímpico Mexicano, e negociações que estariam em bom caminho.

Infelizmente o desfecho não foi favorável.