quarta-feira, 4 de julho de 2018

Oficiais Portugueses nos Europeus de Sub-18, em Györ

Oficiais portugueses nos Europeus de Sub-18 em Gyor.
Foto: Gyor2017. Montagem: O Marchador

Joaquim Graça e Rui Loução estão nomeados pela Associação Europeia de Atletismo para atuarem nos 2.ºs Campeonatos Europeus de Atletismo na categoria Sub-18 que terão lugar na cidade húngara de Györ, de 5 a 8 deste mês de julho, competições que decorrerão na pista do Aqua Sports Center.

O juiz internacional de marcha Joaquim Graça, que pertence ao Painel da IAAF e que esteve presente nos últimos Campeonatos do Mundo de Atletismo, em Londres, vai atuar nas provas de marcha, agendadas para os dias 5 (5.000 m femininos, pelas 10:30 horas locais) e 6 (10.000 m masculinos, com partida pelas 17:20 horas), com a implementação do sistema de Pit Lane. Além do juiz português, filiado no Conselho de Arbitragem da AA Lisboa, atuarão Rolf Müller (Alemanha), juiz-chefe, Inge-Marie Schöler (Dinamarca), Sergio Solana (Espanha) e Shaun Gallagher (Irlanda).

Recorde-se que o evento selecionará os atletas que vão participar nos Jogos Olímpicos da Juventude, a realizar em Buenos Aires, na Argentina. Nas provas de marcha a quota estabelecida para o continente europeu é de 4 atletas (os primeiros) nos 10.000 metros marcha masculinos, e de 6 nos 5.000 metros marcha femininos.

Outros dos oficiais lusos que desempenharão funções relevantes nos segundos europeus da categoria (os primeiros tiveram lugar em 2016, em Tbilisi e os de 2020 já estão marcados para Rieti) é o Oficial Internacional Técnico Rui Loução, que será o chefe dos ITO’s numa equipa que é formada por Claes Jurstrand, da Suécia, Dave Jessett, da Grã-Bretanha, Edmund Gödde, da Alemanha, Iker Martinez, de Espanha, e Thomas Eckel, da Áustria. Refira-se que a juiz internacional de marcha, Anne Fröberg, da Finlândia, presidirá ao Júri de Apelo.