sexta-feira, 22 de abril de 2016

Taicang, este sábado, para o Challenge Mundial

Pela sexta vez consecutiva, a cidade de Taicang, na China, será palco de uma etapa do circuito mundial de marcha da IAAF, e depois de ter recebido a Taça do Mundo de Marcha em 2014, hoje com a designação de Campeonato Mundial de Nações, uma competição disputada num circuito totalmente plano e bem largo e em que a organização do evento tem registado altos níveis de eficiência.

Este ano, com a proximidade da realização do Mundial de Nações, em Roma, a 7 e 8 de maio, não serão muitos os atletas europeus a competirem no evento de Taicang, reservando as suas forças para a capital italiana onde alguns ainda têm objetivos de seleção para os Jogos Olímpicos. Inclusivamente, a própria seleção chinesa, orientada por Sandro Damilano, pelo menos os seus mais credenciados atletas, casos, nas mulheres, de Hong Liu e Xiuzhi Lu, respetivamente, campeã e vice-campeã mundiais, e Shenjie Qieyang, vice-campeã olímpica e vencedora em Rio Maior, e nos homens, de Ding Chen, campeão olímpico, e de Zhen Wang, e Zelin Cai, concentrarão as suas forças para a capital italiana.

Assim, do lado masculino, a grande figura do evento será o australiano Jared Tallent, presença habitual na prova (seis presenças consecutivas) recém-laureado campeão olímpico dos 50 km marcha, destacando-se, ainda, a presença do sueco Perseus Karlstrom, que recentemente, em Podebrady, estabeleceu um novo recorde nacional (1.19.11), a quarta melhor marca mundial do ano, e da jovem promessa mexicana Jesus Tadeu Vega (21 anos), creditado com o tempo de 1.19.20, obtido também em Podebrady, este mês. Dos chineses inscritos, Chenggang Sun (25 anos), com 1.19.55, na edição de 2013, é o mais cotado.

No setor feminino, a chinesa Huanhuan Sun, com um recorde pessoal de 1.27.36, apresenta-se como uma das principais candidatas à vitória, isto depois de ter falhado os «trials» chineses, em março. Outra das figuras a merecer especial atenção é a jovem Jang Jyadu. Medalha de prata nos 10 km juniores da Taça do Mundo de 2014, foi terceira nos «trials» para os Jogos Olímpicos, com o tempo de 1.28.12, melhorando em 8 minutos a sua melhor marca pessoal (quinta melhor performance do ano). É uma das cinco pré-selecionadas para o Rio de Janeiro que estará sob atenta observação do selecionador nacional. A mexicana Alejandra Ortega (1.29.35, Podebrady’2016) e a australiana Claire Tallent (1.28.53, Taicang’2012) este ano de volta às competições, após ausência de três anos, são outras das atletas com hipóteses de pódio.

Obtendo a ajuda de um tradutor «online» pode consultar as listas de inscritos, a masculina [aqui] e a feminina [aqui].