quinta-feira, 7 de abril de 2016

Juízes internacionais no Grande Prémio de Rio Maior

A equipa de 2015 (da esquerda para a direita): Shaun Gallagher,
José Ganso, Mara Baleani, Ana Toureiro, Alicia Ruano, José Dias,
André Ferreira, Vasco Guedes, Joaquim Graça, Colin Fee
e Nicola Magio (Delegado IAAF). Foto: O Marchador
Por razões de imperativo regulamentar, qualquer competição que integre o Challenge Mundial de Marcha da Federação Internacional de Atletismo (IAAF) deverá, obrigatoriamente, ser ajuizada por, pelo menos, 5 juízes internacionais dos seus painéis - níveis II e/ou III.

O Grande Prémio Internacional de Marcha Atlética de Rio Maior, que terá lugar nesta cidade ribatejana, no próximo sábado (dia 9), numa organização da Câmara Municipal de Rio Maior, da DESMOR, EM e do Clube de Natação de Rio Maior, e o apoio da Federação Portuguesa de Atletismo e da Associação de Atletismo de Santarém, volta a ter uma equipa exclusivamente formada por juízes internacionais.

Nas provas de 20 km (seniores) e 10 km (juniores) vão atuar três dos cinco internacionais portugueses, José Dias (Juiz-chefe), Joaquim Graça, e Vasco Guedes, e ainda  Alicia Ruano (Espanha), Mara Baleani (Itália), Christian Melchior (Alemanha), Ian Richards (Grã-Bretanha) e Nicola Maggio (Itália), este na qualidade de Assistente do Juiz-chefe. O internacional José Ganso coordenará o secretariado, composto também por António Caniço e André Ferreira, juízes dos painéis nacionais. Francisco Franco é o Operador dos Quadros de Faltas.

A prova de Rio Maior é a única competição disputada em Portugal em que o juiz-chefe da competição tem o poder de desclassificar diretamente um atleta nos últimos 100 metros do um circuito que terá o perímetro de 1.000 metros. Quase meia centena de juízes internacionais, provenientes de 20 países, já aí atuaram, quase todos do continente europeu, contando-se duas exceções: Nilton Ferst (Brasil), em 2009, e Fei Jian (China), em 2015.

Jane Saville, da Austrália, é a delegada da IAAF para a competição. Natural de Sydney, a antiga marchadora internacional, foi medalha de bronze nos 20 km marcha dos Jogos Olímpicos de Atenas, em 2004. Atualmente integra o Comité de Marcha da Federação Internacional de Atletismo.