domingo, 12 de fevereiro de 2023

Milazzo acolheu a Conferência intitulada “Novos horizontes metodológicos do treino desportivo”

Na Conferência em Milazzo, Roberto Tracuzzi, Antonio La Torre e Salvatore Coletta.
Foto: Messinadicorsa.it 

* Um artigo de Alexandre Babolin

Aqui fica um breve relato da Conferência acima titulada que teve lugar no dia 28 de janeiro do corrente ano, em Milazzo, na Sicília (Palazzo d’Amico), aquando da realização dos Campeonatos de Itália de 35 km marcha.

Na Conferência de Millazo não se falou apenas da marcha atlética, mas de todas as especialidades do atletismo e foi dedicada às novas técnicas do treino, que ajudam o atleta a melhorar o seu desempenho desportivo.

Especificamente, o Professor Antonio La Torre, Diretor-técnico da FIDAL Federação Italiana de Atletismo), nomeadamente o responsável técnico das seleções nacionais absolutas e que foi treinador, entre outros, de Ivano Brugnetti, campeão olímpico dos 20 km marcjha, em Atenas 2004, ilustrou em como o treino mudou consideravelmente nos últimos anos. Segundo La Torre, a preparação física representa apenas 25% na preparação de um desportista de alto rendimento. A restante percentagem é baseada numa correta e específica nutrição, em estudos científicos e técnicos e na recuperação (repouso e horas de sono).

Outra das importantes intervenções proferidas no Seminário esteve a cargo de Gianni Perricelli, ex-marchador de alto nível (4 participações olímpicas, medalha de bronze nos 50 km marcha dos Europeus de Helsínquia, em 1994, e medalha de prata nos 50 km marcha dos Campeonatos Mundiais de Atletismo de Gotemburgo, em 1995) e atualmente treinador de dois grandes marchadores italianos: Eleonora Giorgi, recordista europeia dos 50 km marcha, e Matteo Giupponi, medalha de bronze nos 35 km marcha dos últimos Campeonatos Europeus de Atletismo, que tiveram lugar no ano passado, em Munique.

Na sua intervenção, Perricelli abordou a transversalidade motora entre as várias especialidades do atletismo e deu nota de como algumas das técnicas específicas do treino da marcha não são diferentes dos setores do meio-fundo e da velocidade e que, pelo contrário, são aqui aplicadas, com interessantes melhorias no desempenho competitivo.

Exemplificando, exibiu estudos de dados técnicos na largura e frequência da passada muito semelhantes a outras especialidades. Exibiu imagens de vídeos onde se observou que muitos exercícios (por exemplo, alguns nos obstáculos) podem ser muito úteis também para a marcha atlética.

O Seminário contou com a presença de muitos técnicos de marcha atlética e de outras especialidades, bem como de vários atletas e juízes.

Um dos outros momentos relevantes do evento foi o da entrega da “Quercia al Merito Sportivo”, a mais alta condecoração atribuída pela Federação Italiana de Atletismo aos que mais se distinguiram na sua carreira desportiva. E, entre eles, na área técnica, Salvatore Coletta (à direita, na foto), que além de ter formado muitos jovens na especialidade da marcha atlética, foi o primeiro e único treinador da inesquecível Annarita Sidoti, e Roberto Tracuzzi (à esquerda, na foto), técnico especialista em velocidade e obstáculos, e atualmente Presidente da ASD Torrebianca, prémios entregues por Antonio La Torre, Diretor-técnico da FIDAL.