Foto: Victorian Race Walking Club. Montagem: O Marchador |
Prossegue neste domingo, dia 12, o Tour Mundial de Marcha Atlética, iniciativa patrocinada pela World Athletics, com a realização dos Campeonatos da Austrália de 20 km marcha, que terão lugar em Melbourne, no aprazível Fawkner Park, uma competição que muito promete, quer para a tentativa de realização de mínimos para os Mundiais de Budapeste e para os Jogos Olímpicos de Paris 2024 ou para um melhor posicionamento no ranking mundial.
Com efeito, teremos no evento atletas de primeira grandeza mundial, medalhados europeus, mundiais e olímpicos, entre os quais os australianos Jemima Montag e Declan Tingay, a grega Antigoni Ntrismpioti, a colombiana Lorena Arenas, o canadiano Evan Dunfee e o sueco Perseus Karlström.
Na competição feminina, das australianas, sem dúvida que a campeã da Oceânia, Jemima Montag, é uma das principais favoritas à vitória, ela que já tem os mínimos para os Mundiais com uma marca de classe internacional – 1:27:27, estando igualmente bem posicionadas no ranking mundial a olímpica Rebecca Henderson (17ª) e a prodigiosa Olivia Sandery, de apenas 20 anos de idade (31.ª).
Antigoni Ntrismpioti é outra das sérias candidatas à vitória. A grega, bi-campeã europeia e 4.ª classificada nos Mundiais de Oregon, vai tentar qualificar-se diretamente para os Jogos Olímpicos. Com um recorde pessoal de 1:29:03, o segundo melhor registo entre as participantes, o seu objetivo é fazer melhor que 1:29:20 (mínimos para Paris 2024) e, quem sabe, aproximar-se ou mesmo bater o recorde da Grécia, em poder de Athina Papagianni, com 1:28:58, estabelecido em Resita, na Roménia, a 3 de abril de 2004. E igualmente há que ter em atenção a colombiana Lorena Arenas, medalha de prata nos últimos Jogos Olímpicos, que prossegue a sua recuperação após um ano marcado por lesões.
Na competição masculina, a principal atração é, sem dúvida, Perseus Karlström, que tem um impressionante recorde pessoal de 1:18:07 e que ganhou todas as últimas 10 provas, com exceção da última que consagrou um demolidor Declan Tingay ao bater o velho recorde australiano e da Oceânia de 10.000 metros, no dia 2 deste mês com o fabuloso tempo de 38:03.78, recorde anteriormente na posse de David Smith.
Obviamente que o evento reúne todas as condições necessárias para a homologação dos tempos de acordo com as exigências da World Athletics, nomeadamente com a fiscalização dos juízes australianos, entre as quais se contam as dos painéis continental e da World Athletics, neste caso, de Zoe Eastwood-Bryson (vai estar nos Mundiais de Budapeste e esteve nos últimos Jogos Olímpicos) e Kirsten Crocker, que atuou nos Mundiais de Oregon.
Consulte as listas de saída, aqui.
Fonte: Athletics Australia.