sábado, 18 de fevereiro de 2023

Kobe acolherá este domingo os Campeonatos do Japão de 20 km marcha

Imagens: JAAF. Montagem: O Marchador

Será a 106ª edição do evento, uma das mais competitivas provas do mundo nesta especialidade aquela que terá lugar em Kobe neste domingo (19 de fevereiro) E juntará os principais atletas nipónicos da atualidade, pelo menos 10 são internacionais, e que servirá para a escolha dos que vão estar presentes nos Mundiais de Atletismo de Budapeste (não há dúvidas que vários atingirão os mínimos exigidos), nos Jogos Asiáticos de Hangzhou e nos Campeonatos da Ásia de Atletismo, em Bangkok.

O evento é organizado pela Federação Japonesa de Atletismo (JAAF) e contará com o apoio da Câmara Municipal e de outras entidades locais. Realiza-se num circuito de 1 quilómetro, largo e totalmente plano, situado nas imediações da Universidade de Konan, na ilha de Rokko.

Nos últimos anos, a marcha atlética no Japão tem suscitado muito interesse, não sendo alheio o facto de marchadores japoneses terem subido ao pódio das grandes competições internacionais, nomeadamente, nos últimos Jogos Olímpicos e Campeonatos Mundiais e a própria federação japonesa está a apostar fortemente na disciplina.

Para a edição deste ano, que será transmitida em direto para todo o mundo, no canal de You Tube NTV Sports (https://youtu.be/wYRyseps50Zc), estão inscritos, só na prova masculina de 20 km, 72 atletas, com destaque para Koki Ikeda, vice-campeão olímpico e mundial, que detém um recorde pessoal de 1:17:25, Eiki Takahashi (1:17:26), que lutará pelo seu sétimo título na distância, e Daisuke Matsunaga (1:17:46), além de Masatora Kawano, medalha de prata nos 35 km marcha dos Mundiais de Oregon.

Na prova feminina são 37 as inscritas numa lista encabeçada por Kumiko Okada (1:27:41), que vai tentar sagrar-se campeã nacional pela oitava vez, e Nanako Fujii (1:28:58). Nas outras provas do programa, destinados aos Sub-20 e Sub-18, realce-se a participação, nos 10 km Sub-20 masculinos (59 participantes), de Shotaro Shimoike, com um recorde pessoal de 39:53.42, enquanto nos Sub-20 femininos (59 inscritos) a estrela da companhia é Ai Oyama, com um recorde pessoal de 46:24.44 na pista (45:19 em estrada), estabelecido precisamente em Cali, nos Mundiais da categoria quando aí conquistou a medalha de prata perdendo o ouro, chorando copiosamente, no último metro de prova.

O evento contará com a atuação de vários juízes internacionais de marcha: o canadiano Daniel Michaud, que atuou nos últimos três Jogos Olímpicos e está nomeado para os Mundiais de Budapeste, Tak Fung e Man Chun (Echo) Yeung, ambos de Hong Kong, o primeiro atuou nos Jogos de Tóquio e esta nos Mundiais de Oregon e vai estar nos próximos, todos estes integrados no Painel da World Athletics, e os internacionais nipónicos, do Painel da Ásia, Hideo Yamada e Tomoya Ishii, numa equipa chefiada, como habitualmente, pelo japonês Akira Fujisaki.

A lista de atletas inscritos pode ser consultada aqui.