sábado, 25 de fevereiro de 2023

Machala, no Equador, acolherá a Taça Internacional de Marcha “Luis Chocho”, este sábado

O evento deste sábado em Machala e a conferência de imprensa com Glenda Morejón,
Ronald Batallas (Fed. Deportiva de El Oro), Daniel Pintado e Celso Cortes  (Fed.
Ecuatoriana de Atletismo).Imagens: Federacion Deportiva Provincial de El Oro.
Montagem: O Marchador

O Campeonato Nacional de Marcha do Equador, a que se junta a disputa da Taça Internacional de Marcha “Luis Chocho”, numa homenagem póstuma a uma das mais importantes figuras da marcha atlética equatoriana, falecido há dois anos, terá lugar no Parque Ecológico Zoila Ugarte, em Machala, El Oro, no sudoeste do país.

O evento, organizado pela Federação de Atletismo do Equador e Federação Desportiva El Oro, que terá lugar este sábado, integra o Circuito Mundial de Marcha da World Athletics na categoria Bronze, e será um momento desportivo importante para a aquisição de pontos pelos mais consagrados atletas do país sul-americano com ambições em participarem nos Mundiais de Atletismo e nos Jogos Olímpicos 2024.

O programa tem como principais provas os 35 km, a iniciar às 6h30, e 1 hora depois (7h30) os 20 km, ambas para masculinos e femininos. Seguem outras sobre diferentes distâncias e destinadas a categorias mais jovens, sub-20, sub-18 e sub-16.

Estão inscritos 80 atletas, na sua esmagadora maioria do país anfitrião, a que se juntam, segundo fonte da Organização, especialistas do Brasil, Bolívia, Perú e Portugal.

A peruana Kimberly García, bicampeã do mundo nos 20 e 35 km marcha, é a grande figura dos campeonatos, destacando-se ainda os grandes nomes equatorianos da especialidade, presentes em Jogos Olímpicos, nomeadamente e à cabeça, Daniel Pintado (4º e 5º classificado nos 35 e 20 km, respetivamente, dos Mundiais de Oregon) e Glenda Morejón (vencedora dos 35 km do Mundial de Seleções de Muscat), assim como David Hurtado, Jordy Jiménez, Jonathan Amores, entre outros.

O conjunto de juízes de marcha integra os internacionais, Walter Orozco e Bertha Soria (não temos confirmação da presença de Milton Antamba, outro dos internacionais equatorianos, que complete o necessário trio de internacionais), além dos do Painel Nacional, Magaly Andrade, Victor Pinto, Luis Muñoz e Olimpia Juela, bem como de Magdalena Caisabanda, uma histórica juíza que pertenceu ao painel sul-americano e que já fez parte do principal painel da WA.