quinta-feira, 9 de fevereiro de 2023

Juan Manuel Morales e Aldara Meilán triunfam nos Campeonatos de Marcha da Galiza 2023 (Estrada)

Em Milladoiro, Ames, os participantes nos 10 km absolutos e os vencedores,
Juan Manuel Morales (dorsal 70) e Aldara Meilán (18). Fotos: C.A./elcorreogallego
e Federación Galega Atletismo. Montagem: O Marchador

Pela primeira vez no circuito da Travessia do Porto, no parque empresarial Novo Milladoiro, em Milladoiro - Ames, teve lugar no passado domingo (5/2) a 34.ª edição dos Campeonatos de Marcha em Estrada da comunidade autónoma da Galiza, em Espanha, sagrando-se campeões absolutos nas provas de 10 km, nos masculinos, o multi-medalhado europeu e mundial master Juan Manuel Morales, e nos femininos, a jovem internacional Aldara Meilán.

Juan Manuel Morales, atleta veterano M40 do Marineda Atlético, destacou-se da concorrência abrindo o primeiro quilómetro em 4:18, passando em 21:57 na légua e terminando a prova em 44:33. Na segunda posição da geral masculina e primeiro na categoria sub-18 entrou Pablo Sánchez Rivas, da Atlética Lucense, com 46:42, e na terceira o M40 José Fernández Nieves, do RC Celta, com 50:02.

Aldara Meilán, de apenas 16 anos de idade, medalha de prata no Festival Olímpico da Juventude Europeia (Banská Bystrica-2022), em representação da Atlética Lucense, evidenciou claro domínio, sendo cronometrada na meta com um novo recorde pessoal de 48:07. O pódio absoluto ficou completo com Natalia Rivas, sub-18 da Ría de Ferrol – C. Arenal, com 53:19, e a primeira sénior, Mar Chillón, do Atlético Femenino Celta, com 53:42.

O evento, organizado pela Federação Galega de Atletismo com o patrocínio da Câmara Municipal de Ames e o envolvimento dos clubes Millaraio e Ames Atletismo, ultrapassou a centena de participantes (113) de vários escalões etários e clubes.

Os resultados completos podem ser consultados aqui.