Os campeões australianos de 35 km marcha, Rhydian Cowley e Rebecca Henderson. Foto: Athletics Australia. Montagem: O Marchador |
Esta manhã em Melbourne, sob condições atmosféricas desfavoráveis pelo elevado calor que se fez sentir (os termómetros chegaram a ultrapassar os 30 graus Celsius), Rhydian Cowley, nos masculinos, e Rebecca Henderson, femininos, conquistaram os títulos australianos de 35 km marcha, na que foi a segunda edição dos campeonatos sobre esta distância.
Nos masculinos, Rhydian Cowley, depois de anular uma desvantagem de 1 minuto e trinta segundos para Declan Tingay, que imprimiu forte ritmo inicial e que foi ultrapassado quando dos 25 km, viria a triunfar pela segunda vez nos campeonatos, obtendo a marca possível de 2:37:30. Tem como recorde pessoal 2:30:34 nos recentes mundiais de Eugene. Kim Mottrom, seria o segundo classificado, com 3:12:08, registando-se as desistências de Tingay, Kyle Swan e Carl Gibbons.
Nos femininos, Rebecca Henderson, de 21 anos, que teve a companhia até aos 10 km de Jemima Montag, atleta que viria a abandonar a prova, viria a sentir dificuldades físicas cerca dos 22 km, ainda assim não deixando, em estreia, de concluir a distância para conquistar o título nacional com 3:01:38. Na participação extra-campeonato, Siu Nga Ching, de Hong Kong, foi a segunda classificada, com um recorde pessoal de 3:02:20, e a húngara Anett Torma foi desclassificada.
Nos 20 km, venceram, nos masculinos, Will Thompson, com 1:32:46, e nos femininos, Olivia Sandery, de 19 anos de idade, com 1:36:35, que na última volta superou Katie Hayward (1:36:58).
Finalmente, nos 10 km sub-20, e como esperado, o domínio pertenceu a Marcus Wakim e a Elizabeth McMillen, cronometrados em 44:56 e 51:09, respectivamente.
Resultados completos, aqui.
Fonte: Athletics Australia