sexta-feira, 16 de dezembro de 2022

Dublin acolhe este domingo os Campeonatos da Irlanda de 20 e 35 km marcha

Foto: Sportsfile/Athletics Ireland. Montagem: O Marchador

Num dos mais aprazíveis parques da Irlanda, o St. Anne's Park, Dublin volta a receber os Campeonatos da Irlanda de Marcha Atlética (18/12), a segunda prova (categoria Bronze) da nova temporada da World Race Walking Tour, um dos mais prestigiados eventos promovidos pela World Athletics, que distribuirá no final da série de provas (até ao momento, incluídas 16 provas no calendário da especialidade) o montante de 200 mil dólares para os atletas que se classifiquem nas melhores posições.

Com bem mais de uma centena de atletas a competir nas diversas provas do programa-horário, desde os mais pequenos aos veteranos, com especialistas de quatro continentes, destacam-se, naturalmente, os participantes nas principais provas olímpicas do programa, os 20 e 35 km marcha, para ambos os sexos.

A figura de maior destaque a participar no evento é o campeão sueco Perseus Karlström, que alinhará na prova dos 35 km. Uma época muito bem conseguida, esta que findou, com a conquista das medalhas de bronze nos 20 e 35 km dos últimos Mundiais que se disputaram em Eugene, este ano, e que triunfou nos 35 km dos Mundiais de Seleções de Marcha, obtendo ainda a medalha de prata nos 20 km dos Europeus de Munique.

Ainda nos 35 km do setor masculino, referências para o irlandês Brendan Boyce (6º nos 50 km dos Mundiais de Doha’2019), o inglês Callum Wilkinson, o francês Aurélien Quinion, o norte-americano Nick Christie e o alemão Carl Dohmann. Nos 20 km refira-se outro irlandês, David Kenny, quem este ano em Podebrady obteve um excelente recorde pessoal na distância, com 1:19:44.

No setor feminino, destaque para as participações, nos 35 km, da irlandesa Kate Veale, que foi a grande sensação dos Mundiais Sub-18 de Lille, em 2011, ao conquistar o título mundial na categoria, da brasileira Mayara Vicentainer, da croata Ivana Renic e da eslovaca Mária Czaková. Nos 20 km, referência para a alemã Saskia Feige, bronze nos europeus de Munique-2022, bem como para a francesa Clémence Beretta, a costariquenha Noelia Vargas e a jovem estoniana Jekaterina Mirotvortseva.

A lista de atletas inscritos nas várias provas do programa pode ser consultada, aqui.