domingo, 4 de setembro de 2022

Grande Prémio de Marcha de Rio Maior agendado para 6 de maio de 2023

Imagens: LOC Rio Maior e World Athletics. Montagem: O Marchador

O Grande Prémio Internacional de Marcha Atlética de Rio Maior, um evento emblemático da cidade, vai ter lugar a 6 de maio do próximo ano, competição que já integra o calendário da World Athletics, enquadrando-se, de novo, no nível GOLD da World Athletics Race Walking Tour.

Para além das principais provas do programa, os 20 km masculinos e femininos, também vão ser realizadas provas de 10 km para a categoria Sub-20 e provas de promoção para os mais jovens bem como para veteranos, todas a disputarem-se nas ruas centrais da cidade e envolventes ao Jardim Municipal 25 de abril.

Como é habitual, a organização do evento, da responsabilidade da Câmara Municipal de Rio Maior, Desmor EM, S.A. e do Clube de Natação de Rio Maior, contando com o apoio da Federação Portuguesa de Atletismo e da Associação de Atletismo de Santarém, contará com a presença de figuras de primeiro plano internacional da especialidade.

Na última edição, realizada a 7 de maio do corrente ano, os triunfos sorriram, no setor feminino, à peruana Kimberly García, que em agosto último se sagrou campeã mundial dos 20 e 35 km marcha, e no setor masculino, ao equatoriano Brian Pintado, também este com excelentes prestações nos Mundiais de Eugene - Oregon, classificando-se na 4.ª posição na prova dos 35 km marcha e em 5º lugar nos 20 km marcha.

Em 2023 vai celebrar-se a edição n.º 30 do Grande Prémio, o mais importante e prestigiado evento que se realiza no nosso país com a primeira edição a ter lugar a 5 de outubro de 1991, numa homenagem a Susana Feitor, que um ano antes conquistara o título mundial na categoria Sub-20.