quinta-feira, 15 de setembro de 2022

Dominik Černý e Viktória Madarász triunfam nos 5 km marcha de Nitra (Eslováquia)

Em Nitra, com o incentivo e aplauso de Matej Tóth, Dominik Černý (dorsal 2),
Miroslav Uradník (1) e Viktória Madarász (3). Fotos: Slovenský atletický zväz
Montagem: O Marchador

A histórica cidade de Nitra, na Eslováquia, assistiu à realização do seu Grande Prémio «Acerola» de Marcha Atlética (10/9), que marcou a sua quinta edição, com as provas a serem disputadas na distância de 5 km, na aprazível área pedonal da cidade e com a presença e o incentivo de uma ilustre e famosa figura desportiva do país, o campeão olímpico Matej Tóth, assumindo a função de diretor do evento.

Nos homens, Dominik Černý, que integrou a seleção eslovaca nos 35 km marcha dos Mundiais de Eugene, ganhou a prova com o tempo de 20:12.36, impondo-se a outro dos grandes favoritos à vitória, Miroslav Uradník, que concluiu a distância na segunda posição com o tempo de 20:34.17, ele que foi uma das agradáveis surpresas da delegação do seu país aos Europeus de Munique com o 6º lugar nos 35 km. Filip Krestianko (sub-18) realizou o terceiro melhor tempo no conjunto dos participantes com a marca de 21:55.64.

“Estou realmente surpreso com a minha prova já que após Munique tive problemas de saúde que afetaram a minha preparação. Planeava fazer um tempo à volta de 19:30. Não foi possível, mas, ainda assim, estou satisfeito com o resultado”, comentou Černý para o site da federação eslovaca. Já Úradník admitiu que não foi o seu dia, reflexo do abrandamento do ritmo de treinos neste final da época (fez 4 provas de 35 km este ano), mas, por outro lado, ficou feliz por a prova ter voltado a ser organizada e próximo da maior área populacional da cidade.

Nas senhoras, a atleta húngara, Viktória Madarász, que conquistou muito meritoriamente a medalha de bronze nos 35 km marcha dos Europeus de Munique, ganhou a prova com o tempo de 22:33.58, seguida da eslovaca Klaudia Žárska, com 23:11.69, e da checa Tereza Ďurdiaková, com 24:20.96.

Viktória Madarász ganhou sem forçar muito pois, como a própria referiu ao canal da federação eslovaca, ainda lhe esperam pela frente algumas provas, com o ano de 2023 ansiosamente aguardado já que irá competir, em agosto desse ano, na sua terra natal – Budapeste (Mundiais de Atletismo). Mostrou-se muito feliz por competir em Nitra, onde tem muitos amigos, sentindo-se em casa.

E outro motivo de imensa satisfação para Viktória é encontrar pelas bandas de Nitra, sempre que cá vem, o seu ex-treinador, Juraj Benčík, que foi o treinador melhor sucedido na história do atletismo eslovaco, que levou Pribilinec ao ouro nos Jogos Olímpicos de 1988, nos Europeus de 1986, no Campeonato Mundial indoor de 1987 e 1988, e Blažek nos Europeus de 1990, também com uma importante quota-parte nos sucessos internacionais de Szikora, Mrázek, Kollár, Korčok e Tóth.

Resultados completos, aqui.

Fonte: Federação Eslovaca de Atletismo