terça-feira, 20 de setembro de 2022

Faleceu Manolo Teijeiro (1954-2022)

Manolo Teijeiro. Fotos: fb do próprio e de Jose Bermudez Soler
Montagem: O Marchador

Foi com profunda tristeza que tomamos conhecimento da perda do nosso querido amigo Manolo, que faleceu ao final da noite de ontem, aos 68 anos de idade, pelo que a equipa de “O Marchador” envia à sua filha e restante família, bem como aos nossos amigos galegos, as mais sentidas condolências.

Profundamente ligado ao atletismo, Manolo Teijeiro exerceu diversas funções oficiais no seio da Federação Galega de Atletismo, no tempo do mandato de Sergio Vázquez, integrando a Junta Diretiva, sendo ainda Delegado da Federativo de Ferrol, sua terra natal, e participando em vários cursos de formação.

Juiz de Atletismo, estava muito ligado à sua amada mulher, Josefina Romero, falecida há alguns anos e que foi juiz de marcha, intervindo em vários eventos na Corunha, cujo Grande Prémio, nos escalões jovens, homenageia-a com o seu nome, sendo Manolo o grande impulsionador do Circuito Galego de Marcha.

De grande empatia pessoal, Manolo era uma pessoa muito afável e cordata, sempre transmitindo boa disposição e alegria. Uma vez, aquando da edição de 2007 dos Cantones, o Delegado Técnico da então IAAF (hoje, World Athletics) foi confrontado com a necessidade de substituir, um dos juízes internacionais de marcha, impedido à última hora de se deslocar à Corunha tendo, pois, de acumular as duas funções. Solicitada a sua colaboração para a ilustração do relatório com fotografias do evento, acedeu prontamente e o resultado foi um brilhante enriquecimento do mesmo, graças à excelência do seu trabalho.

Manolo participou, enquanto juiz, nos Campeonatos Mundiais de Sevilha, em 1999 e na Taça do Mundo de Marcha, na Corunha, em 2006. Nos últimos (largos) anos, Manolo Teijeiro focava o seu trabalho numa outra das suas grandes paixões – a fotografia. Autor de excelentes trabalhos na área, tirou milhares de fotografias nas provas de marcha por essa Espanha fora, com particular atenção no Grande Prémio da Corunha.

Manxo-Manolo, paz à tua alma!