domingo, 16 de janeiro de 2022

Massimo Stano lidera Ranking de Mérito nos 20km Marcha masculinos

Massimo Stano. Foto: Italiani. Montagem: O Marchador

* Um artigo de Pedro Peixoto

O italiano Massimo Stano foi escolhido o melhor do ano 2021 nos 20km masculinos, pela revista norte-americana Track and Field News (T&FN).

Aplicando os três critérios de sempre (honras conseguidas, confronto direto e sequência de marcas, por esta ordem) era difícil fugir a considerar o campeão olímpico o melhor do ano. De resto o pódio dos Jogos ocupa os primeiros três lugares dos rankings, apesar de no resto da temporada não terem sido os melhores.

Stano foi apenas oitavo no Campeonato da Europa por Equipas, em Podébrady, e Ikeda apenas terceiro no Campeonato do Japão. Ainda assim a T&FN escolheu classifica-los pela ordem de Saporo.

Os pretendentes aos lugares seguintes tiveram múltiplos confrontos: Karlström ganhou em Podébrady e, como convidado, no Campeonato de Espanha em Múrcia, mas perdeu para Garcia na Corunha e foi apenas 9º nos jogos. Garcia ganhou na Corunha, mas perdeu para Karlström em Múrcia, foi apenas 6º em Saporo e 3º na taça da Europa atrás do sueco e de Alvaro Martin. Este foi 4º nos jogos, mas nas outras provas perdeu sempre para Karlström e igualou (2-2) em confrontos diretos com Garcia. Os avaliadores classificaram-nos pela ordem em que me referi a eles, aparentemente valorizando o triunfo de Garcia nos Cantones sobre o 4º lugar olímpico de Martin.

A seguir foram escolhidos Wang Kaihua, campeão chinês em Huangshan mas apenas 7º em Saporo, e Jun Zhang, 8º olímpico e que, como Wang, só competiu fora da China nos Jogos, mas bateu Wang em Xi’an. Eiki Takahashi, vencedor em Nomi e 2º nos campeonatos do Japão, aparece na nona posição, apesar do se 32º lugar olímpico e Christopher Linke, 5º em Saporo mas com o resto da época desastrosa (3º nos nacionais, 13º na Taça da Europa e 11º na Corunha), fecha o lote dos eleitos pela T&FN.

Ranking Masculino
1. MASSIMO STANO (Itália)
2. KOKI IKEDA (Japão)
3. TOSHIKAZU YAMANISHI (Japão)
4. PERSEUS KARLSTRÖM (Suécia)
5. DIEGO GARCÍA (Espanha)
6. ÁLVARO MARTÍN (Espanha)
7. KAIHUA WANG (China)
8. JUN ZHANG (China)
9. EIKI TAKAHASHI (Japão)
10. CHRISTOPHER LINKE (Alemanha)