sábado, 15 de janeiro de 2022

Campeonatos Nacionais de 35 km marcha amanhã, em Porto de Mós

Fotos: ADAL e Erica SL Dias. Montagem: O Marchador

O Município de Porto de Mós acolherá na manhã deste domingo (16/1), na Zona Industrial da Amarela, a partir das 9:00 horas, os Campeonatos Nacionais de Marcha em Estrada, de 35 km, com a inclusão, ainda, dos Nacionais de Sub18 (10 km masculinos e 5 km femininos) e de Veteranos em 20 km para ambos os sexos e de provas extra de 15 km (absolutos), 10 km (Sub20), 4 km (Sub16) e 3 km (Sub14), numa organização da Federação Portuguesa de Atletismo e da Associação Distrital de Atletismo de Leiria e que contará com o apoio da Câmara Municipal de Porto de Mós.

Nos 35 km masculinos, estão inscritos 11 atletas, notando-se a ausência do sportinguista João Vieira, vice-campeão mundial de 50 km, atualmente colocado no 6º lugar do ranking mundial, ainda a recuperar de uma intervenção cirúrgica a que foi sujeito. Naturalmente, Rui Coelho, transferido este ano para o SL Benfica e que recentemente estabeleceu um novo recorde nacional na distância, estando posicionado na 20ª posição do ranking mundial, é o grande favorito à conquista do título nacional masculino.

Nos 35 km femininos, com 6 atletas inscritas, Inês Henriques (CN Rio Maior), campeã mundial de Londres 2017 e ex-recordista nos 50 km marcha, apresenta-se como a grande favorita à vitória, atualmente bem posicionada no ranking mundial de acesso aos Mundiais de Eugene, na 12ª posição. Outra atleta que discutirá certamente uma das medalhas é a bracarense Vitória Oliveira, no momento posicionada na 23ª posição do ranking da World Athletics.

O evento, como mandam as regras da WA com vista à homologação das marcas para efeitos de acesso a Europeus ou Mundiais de Atletismo, foi certificado por um medidor internacional e nele atuarão três juízes internacionais, Joaquim Graça, José Ganso e Vasco Guedes, completando a equipa António Bizarro, Diana Morgado e Cristiano António.

Consulte o programa horário [aqui] e a listagem de atletas inscritos nas provas [aqui].