terça-feira, 4 de janeiro de 2022

João Vieira é 5º no Ranking de Mérito da Track and Field News

João Vieira nos Jogos Olímpicos de Tóquio. Foto: Tiago Petinga/LUSA
Montagem: O Marchador

A posição do marchador português reflete a sua prestação olímpica

* Um artigo de Pedro Peixoto

Foram divulgados os rankings de mérito da revista norte-americana Track and Field News (T&FN), uma das poucas publicações distinguidas com o Heritage Award da Federação Internacional de Atletismo.

Nos 50km marcha, João Vieira é considerado o 5º melhor especialista em 2021, correspondendo exatamente ao lugar em que ficou nos Jogos.

Estes rankings da T&FN – que nada têm a ver com as listas de marcas obtidas ou com os Rankings da World Athletics – baseiam-se nos princípios estabelecidos em 1948 por Don Potts e Roberto Quercetani: Honras conseguidas (leia-se classificações em provas importantes ou records obtidos), confrontos diretos e sequencia de marcas.

Numa especialidade em que os atletas não se multiplicam em provas, muito pelo contrário, é natural que a competição mais importante, neste caso os Jogos Olímpicos, fosse a determinante e naturalmente assim foi.

Os seis primeiros classificados dos Jogos ocupam as posições 1 a 6 do ranking, seguidos pelo vencedor dos fortíssimos campeonatos do Japão, onde se obtiveram as melhores marcas do ano; os 7º e 8º de Saporo ficaram nas posições seguintes, fechando com o vencedor do campeonato chinês.

Ranking
1º DAWID TOMALA (Polónia)
2º JONATHAN HILBERT (Alemanha)
3º EVAN DUNFEE (Canadá)
4º MARC TUR (Espanha)
5º JOÃO VIEIRA (Portugal)
6º MASATORA KAWANO (Japão)
7º SATOSHI MARUO (Japão)
8º BIAN TONGDA (China)
9º RHYDIAN COWLEY (Austrália)
10º LUO YADONG (China)