sábado, 22 de janeiro de 2022

Campeonatos da Grécia de 35 km marcha este domingo, em Megara

Antigoni Ntrismpioti, 8.ª nos Jogos Olímpicos de Tóquio. Foto: Makthes
Montagem: O Marchador

Serão os primeiros campeonatos gregos de atletismo a disputarem-se na presente época, no caso, os Campeonatos da Grécia dos 35 km marcha (masculinos e femininos), que poderá já ajudar a esclarecer os atletas que se perfilarão para os Europeus de Munique e os Mundiais de Oregon, quer por via de obtenção dos mínimos de qualificação, quer pela entrada nos rankings da World Athletics.

A grande figura grega do evento dá pelo nome de Antigoni Ntrismpioti, que nos Jogos Olímpicos de Tóquio obteve o diploma de finalista ao classificar-se na oitava posição da prova dos 20 km marcha e que acaba de regressar de um estágio em Astros Kynourias, procurando bater o seu recorde pessoal que está em 2:49:55, conseguido em maio do ano passado, em Podebrady, no Europeu de Nações.

Também outros nomes femininos serão de se levar em conta, nomeadamente, a jovem de 21 anos, Kriaki Filtisakou (2:55:10), Khristina Papadopoulou (2:57:29) e Efstathia Kourkoutsaki (3:12:07). Ainda há a curiosidade de se saber que fará Olga Fiaska, de 20 anos de idade e que, após boas prestações nos 20 km, estrear-se-á na nova distância de 35 km.

Nos homens, são favoritos às posições cimeiras, Alexandros Papamichail, com um recorde pessoal de 2:36:45, precisamente em Megara, na edição de 2021, Zacharias Tsamoudakis, Kostas Dentopoulos e Giannis Vaitsis, todos com os olhos colocados, tal como as senhoras, no Campeonato Mundial de Seleções, que terá lugar a 3 e 4 de março próximo, em Omã.

O programa do evento inicia-se às 10:00 horas, havendo ainda provas de 20 km e de 10 km Sub-23, Sub-20 e Sub-18.

Cumprindo a normas da World Athletics para homologação dos resultados que vierem a ser alcançados, a Federação de Atletismo da Grécia (SEGAS) usará o mesmo circuito, medido por um membro da WA/AIMS de grau B, que está validado pela WA desde 2018, e também para o efeito convidou três juízes internacionais, nomeadamente o português Vasco Guedes, a sérvia Vesna Repic Cujic, e o romeno Alexandru Nicolae Stefan, com os antigos juízes internacionais, Yiannis Grioglu (juiz-chefe) e Zoe Gini, a juntarem-se à equipa de juízes de marcha. Nick Lagogiannis será o Árbitro da competição.

E assim, vamos registando a um número cada vez mais crescente de provas de 35 km realizadas pelo mundo fora e que, até ao momento, proporcionaram que 12 atletas alcançassem os mínimos para Eugene, no setor feminino: 3 de Espanha, e ainda mais uma, 3 de Itália, e uma da Grécia, Brasil, República Checa, China, Hungria e Bielorrússia, e 26 no setor masculino: Japão com 4 atletas (tem um wild card) e ainda mais 3 a fazê-los, a China com 3, e ainda mais um, a Alemanha com 3, a Espanha, Guatemala e Colômbia com 2, e com um atleta cada, Suécia, Irlanda, Ucrânia, Equador, Lituânia, Finlândia, México, Polónia e Itália.

A lista de inscritos pode ser consultada aqui.

Fonte: SEGAS

Colaboração: Zoe Gini