sábado, 29 de janeiro de 2022

Campeonatos de Espanha de 35 km marcha este domingo, em La Antila-Lepe (Huelva)

O cartaz do evento e o plano do circuito. Montagem: O Marchador

312 marchadores (167 mulheres e 145 homens) inscreveram-se para os Campeonatos de Espanha de Marcha Atlética em estrada, que terão lugar na manhã deste domingo, sendo que é a primeira vez em 91 edições que La-Antilla-Lepe, na província de Huelva, acolhe o evento, organizado pela Real Federação Espanhola de Atletismo em colaboração com a Federação de Atletismo da Andaluzia.

O ponto alto dos campeonatos será a prova de 35 km marcha, destinada a atletas de ambos os sexos, prova que integra o “World Athletics World Race Walking Tour”, na categoria bronze e que, de forma oficial, poderá assinalar a queda de novos recordes nacionais da disciplina, desde que se registem tempos melhores que 2:44:17 de María Pérez e 2:30:33 de Valentí Massana.

A competição, que terá fortes motivos de interesse e poderá ser acompanhada em direto e durante cerca de 5 horas, via streaming, através da plataforma LaLigaSportsTV, além de se saber a quem serão atribuídos os primeiros títulos espanhóis do ano, ajudará a definir os atletas que integrarão a seleção espanhola ao Campeonato do Mundo de Seleções de Marcha, marcada para início de março, em Omã, e para os Mundiais de Eugene (Oregon) e Europeus de Munique, em julho e agosto, respetivamente.

A série de provas abrirá com a realização da prova rainha, os 35 km absolutos e masters (masculinos e femininos), pelas 9:00 horas locais (uma hora a menos em Portugal continental), prosseguindo com os Campeonatos de Federações Autonómicas nas categorias Sub-16, Sub-18 e Sub-20, às 10:40 horas (10 km Sub-18 e Sub-20 masculinos), às 11:45 horas (10 km Sub-18 e Sub-20 femininos), às 12:50 (5 km Sub-16 masculinos) e terá a última prova às 13:20 horas (5 km Sub-16 femininos).

De destacar, entre as 17 presenças femininas nos 35 km, a figura de María Pérez, atual campeã na distância e a detentora da melhor marca espanhola de todos os tempos e que se apresenta num grande momento de forma como atesta o resultado alcançado recentemente na prova dos 20 km (1:29:51), uma séria candidata às medalhas nos Europeus e Mundiais. Laura García-Caro, a figura de prova da cidade acolhedora do evento, medalha de bronze no Europeu de Marcha, em Podebrady, e a também internacional Mar Juárez, são outros nomes a ter em conta na prova, que contará ainda com a presença da portuguesa Inês Henriques (campeã mundial em Londres 2017 e antiga recordista nos 50 km) que procurará os mínimos para os Mundiais de Eugene (2:54:00), ela que tem um recorde pessoal de 2:45:51, obtido em 2018.

No setor masculino, Álvaro Martín, que esteve à beira da medalha nos Jogos Olímpicos de Tóquio, é um dos grandes candidatos à vitória. Miguel Ángel López, o atual campeão, com um recorde pessoal de 2:32:56, é outro dos candidatos ao título. De notar que são vários os estrangeiros inscritos na prova, sendo de referir a presença dos portugueses Hélder Santos (2:48:21) e João Pedro Vieira (3:14:16), do irlandês Alex Wright (2:36:29), do polaco Rafal Sikora (2:44:48), do francês Vincent de Bontin (3:07:57), do argentino Juan Manuel Cano, e dos romenos Marius Julian Cocioran e Naarcis-Stefan Mihaila. Nos jovens (Sub20 – 10 km) estão inscritos os algarvios Pedro Dias e Tiago Ramos.

O circuito de provas foi homologado por um membro do Painel de Medidores Internacionais da AIMS/WA, sendo que o árbitro do evento é o nosso amigo e bem conhecido Jorge Blanco, da Galiza, integrando a equipa de juízes de marcha os internacionais espanhóis Sergio Solana (Catalunha), juiz-chefe, Luis Maroto (Madrid), Dolores Rojas (Galiza) e Guillermo Sandino (Galiza).

A lista de atletas inscritos pode ser consultada aqui.