quinta-feira, 6 de janeiro de 2022

Copa Brasil de Marcha Atlética 2022 é este domingo em Bragança Paulista

O cartaz do evento da CBAt. Montagem: O Marchador

A Copa Brasil de Marcha Atlética vai ser disputada na manhã deste domingo (9), em Bragança Paulista, no Estado de São Paulo, evento que abre oficialmente o programa competitivo da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) e será disputada num circuito de mil metros, em pleno parque de estacionamento do Bragança Garden Shopping, sendo este ano permitido o acesso de público ao local das competições, que por sua vez terão transmissão ao vivo pelo canal de Youtube da CBAt, a partir das 6 horas locais, mais três horas em Portugal continental.

A designada Copa Brasil Loterias Caixa de Marcha Atlética contará com a presença de 81 atletas em representação de 22 clubes (o CASO – Centro de Atletismo de Sobradinho - DF, com 31 inscritos é, de longe, o clube mais representado), provenientes de 7 Estados e do Distrito Federal, nas categorias Sub16, Sub18, Sub20 e de Seniores destacando-se, nesta última, a realização das provas de 20 e 35 km. As provas são seletivas para o Campeonato Sul-Americano da especialidade, que terá lugar em Lima, nos dias 5 e 6 de fevereiro.

A nível individual, e no setor masculino, destaque, naturalmente, para a presença de Caio Bonfim, o melhor marchador brasileiro de todos os tempos, que competirá nos 20 km, prova em que conquistou o título nacional nos últimos 10 anos, ou nos 35 km, distância em que está colocado na quinta posição do ranking mundial, atleta treinado pelos seus pais, Gianetti Sena Bonfim e João Sena. Também uma referência para a participação do jovem Matheus Correa, de 22 anos, já qualificado para os Mundiais de Eugene - Oregon, nos EUA, grande revelação da marcha atlética brasileira, de Blumenau, Santa Catarina e treinado por Ivo da Silva.

No setor feminino, uma das maiores referências no evento deste domingo é a carioca Viviane Lyra, com 4 títulos no currículo, recordista brasileira dos 50km marcha e que falhou por apenas um lugar a presença nos Jogos Olímpicos de Tóquio, que confidenciou em entrevista à Assessoria de Comunicação da CBAt (um excelente trabalho!) estar focada esta época nos 35 km e que apontará todas as luzes, juntamente com o seu treinador e marido, Luís Porto, para os Mundiais de Seleções de Marcha, em março próximo, em Omã, e para os Mundiais de Eugene-Oregon, nos EUA, em agosto, aqui necessitando de 1:31:00 aos 20 km, ou de 2:54:00 aos 35 km. Boa nota para a estreia no escalão sénior (20 km) de Gabriela Muniz, do CASO, após a conquista de 5 títulos nos escalões Sub18 e Sub20.

O evento de Bragança Paulista é um dos que validará as marcas alcançadas com vista à sua inserção nos rankings mundiais da especialidade e, em consequência, um dos que integra a lista de competições certificadas para o efeito, no âmbito da World Athletics, com o foco dos atletas centrado nos Mundiais de Atletismo. Assim, além da medição oficial do circuito, a cargo de um elemento credenciado, a competição contará com a atuação de 3 juízes internacionais, os brasileiros Nilton Cesar Ferst e Bernadete Conte e o peruano Paul Delgado, completando a equipa de árbitros especialistas, Florenilson Itcaramby, Kuiki Iha e João Batista.

Fonte: CBAt